Bolsonaro discursa em maçonaria e viraliza; o que é a instituição?

O vice-presidente da República, hoje senador eleito pelo Rio Grande do Sul, general Hamilton Mourão (Republicanos), é integrante do grupo.

Bolsonaro discursa em maçonaria e viraliza; o que é a instituição? | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

FRANCELI STEFANI

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - De origem francesa, surgida na idade média, a maçonaria é uma instituição essencialmente filosófica, filantrópica, educativa, que busca o progresso e o constante aperfeiçoamento dos seus membros. É dessa forma que caracteriza o termo, a Grande Oriente do Brasil (GOB), a mais antiga associação de lojas maçônicas brasileiras.

O interesse pelo assunto surgiu após um vídeo antigo do presidente Jair Bolsonaro (PL) viralizar nas redes sociais. As imagens mostram o candidato à reeleição discursando em uma loja maçônica. De acordo com a Super Interessante, o nome vem do francês maçon, que quer dizer pedreiro. Na época em que surgiu, grandes construções em pedra, como castelos e catedrais, eram feitas.

Discurso de Bolsonaro na maçonaria viraliza (Foto: Reprodução)SÍMBOLOS E MISTÉRIOS

O símbolo, inclusive, remete aos instrumentos utilizados pelos trabalhadores que dominavam as técnicas da construção em pedra e guardavam esse segredo. Rodeada de mistérios, a maçonaria é formada majoritariamente por homens, que se reúnem em lojas para estudar e planejar ações.

Segundo a BBC, uma das características é de que os integrantes costumam atribuir aos maçons a ideia de "que eles se valem de suas posições sociais e profissionais para favorecer outros membros e a própria organização". Os maçons, porém, afirmam que isso é um "mito", diz o texto.

Políticos, médicos, profissionais de todas as áreas ingressam na associação por meio de convites de outros membros mais antigos. Passam por entrevistas, análise de histórico e rituais, que não costumam ser detalhados e são restritos aos integrantes.

Leia Mais

COMO A RELIGIÃO VÊ A MAÇONARIA?

Recentemente, o Papa Francisco tem falado da sua preocupação com a infiltração maçônica na Cúria e também em outras organizações católicas. Ele, inclusive, alertou contra a Igreja "se tornar uma mera ONG em seus métodos e objetivos.

Do lado dos evangélicos, a maçonaria é considerada uma filosofia oculta, com pacto com o demônio, embora tenha evoluído ao longo dos anos, segue gerando polêmica. O chamado "pacto de silêncio", como são tratadas as reuniões dos integrantes da associação.

CERIMÔNIAS SECRETAS

Cada loja se reúne oficialmente quatro vezes ao ano, em cerimônias de acolhida a novos membros que podem ter uma hora de duração.  A publicação ainda diz que as maçonarias não veem com bons olhos que membros discutam política e religião. No entanto, um dos requisitos para entrar para as lojas é acreditar em um poder superior, já que ateus não são aceitos.

Discurso de Bolsonaro na maçonaria viraliza (Foto: Reprodução)AUXÍLIO ENTRE "IRMÃOS"

Segundo o Brasil Escola, a organização está presente em todos os continentes e tem como lema a ciência, a justiça e o trabalho. Tem como foco a liberdade dos indivíduos e dos grupos humanos, sejam eles instituições, raças, nações; a igualdade de direitos e obrigações dos seres e grupos sem distinguir a religião, raça ou nacionalidade. Tem como base também a fraternidade de todos os homens, já que todos são filhos do mesmo criador e, portanto, humanos e como consequência, a fraternidade entre todas as nações.

Os integrantes da maçonaria se ajudam mutuamente e costumam se chamar de irmãos. Antigamente secreta, hoje seus membros são identificados, seja por assinaturas, uso de símbolos ou, até mesmo, por falarem publicamente sobre o tema. O sentido maior da construção "reforça a necessidade constante de aprimoramento moral, intelectual e espiritual''.

QUEM É MAÇOM?

Personagens históricos passaram pela instituição, como, por exemplo, o político Winston Churchill e os escritores Oscar Wilde, Rudyard Kipling e Arthur Conan Doyle. Quando se fala em Brasil, nomes como D. Pedro I, José Bonifácio, Gonçalves Lêdo, Luis Alves de Lima e Silva (Duque de Caxias), Deodoro da Fonseca, Floriano Peixoto, Prudente de Morais, Campos Salles, Rodrigues Alves, Nilo Peçanha, Hermes da Fonseca, Wenceslau Braz, Washington Luiz e Rui Barbosa integraram a organização.

O vice-presidente da República, hoje senador eleito pelo Rio Grande do Sul, general Hamilton Mourão (Republicanos), é integrante do grupo. Em 2019, durante sessão solene no Congresso Nacional, disse que 'a contribuição do maçom à vida pública, política e social vem de longa data e distintas geografias".

A BBC aponta, inclusive, que em diferentes momentos históricos a maçonaria foi acusada de conspirar e influenciar os bastidores da política. De acordo com coluna de Rubens Valente, de 2020, parte importante da maçonaria apoiou a campanha de Jair Bolsonaro em 2018.

Congresso realizou sessão solene em homenagem (Foto: Agencia Brasil)O maçom Benjamim Constant abrigou em sua casa uma reunião com Campos Sales, Prudente de Moraes, Silva Jardim, Rangel Pestana, Francisco Glicério, Ubaldino do Amaral, Aristides Lobo e Bernardino de Campos.

Com o apoio de um militar respeitado, o também maçom Deodoro da Fonseca, eles deram o golpe final, segundo o Brasil Escola, no regime que haviam ajudado a criar. A ordem estava no auge do poder político. Esse cenário seguiu até 1930, quando Getúlio Vargas chegou à presidência.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES