Candidatas defendem gestão eficiente e políticas voltadas para cultura

comendadora Safira Bengell, Enfermeira Tatiana e Viviane Moura participaram de debate nesta quinta-feira, 22.

Debate com a Comendadora Safira Bengell, Enfermeira Tatiana e Viviane Moura | Raissa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As candidatas a deputada federal Comendadora Safira Bengell (PDT), Enfermeira Tatiana (PSD) e Viviane Moura (Solidariedade) participaram do debate realizado nesta quinta-feira, 22, promovido pela Rede Meio Norte dentro do Programa Bom Dia Meio Norte, apresentado por Ieldyson Vasconcelos e suporte jurídico do advogado Rafael Rodrigues.

Debate realizado no Bom Dia Meio Norte (Raissa Morais)

O Grupo Meio Norte trouxe debates com todos os candidatos a governador, senador e abriu espaço para os partidos apresentarem seus candidatos aos cargos proporcionais em debates realizado no Bom Dia Meio Norte e na TV Jornal.

Comendadora Safira Bengell (Raissa Morais)

Comendadora Safira Bengell

A comendadora Safira Bengell agradeceu à Rede Meio Norte pelo espaço concedido e por contribuir com o processo democrático com justiça social.

Em sua caminhada como candidata, Safira falou sobre saúde pública e disse que há disponibilidade de recurso, no entanto, falta uma boa gestão. “Temos aparelhamento, ambulâncias, mas falta uma gestão comprometida”, disse, destacando ainda a capacitação e a fiscalização na gestão e defendeu políticas públicas afirmativas mais próximas da população.

Em 47 anos de ativismo cultural, Safira percebeu falta de campanhas educativas e lamentou o fato da sociedade não ter afinidade com a verdadeira política. “Ela tem interesse mais no candidato do que na política, de fato”, disse.

A candidata lamentou a violência contra a mulher e disse que o Brasil está na lista dos países mais violentos para mulheres e homossexuais. “Falta um trabalho de prevenção e também leis mais efetivas para punir agressores”, disse, enfatizando que as campanhas educativas são importantes e como deputada vai trabalhar para informar à sociedade que a vida é importante e prometeu trabalhar por políticas afirmativas para combater o feminicídio e a violência contra a mulher e defendeu a criação de espaços como casas de atendimento para acolher mulheres vítimas de violência, dando oportunidade para recomeço.

Enfermeira Tatiana (Raissa Morais)

Enfermeira Tatiana

Profissional de enfermagem com atuação na atenção básica, a Enfermeira Tatiana apontou a segurança como um dos principais problemas do Brasil e destacou a necessidade de trabalhar o setor com inteligência. Para ela, não basta somente aparelhar polícias para as ruas. Ela conta que na periferia presenciou o crescimento da criminalidade por falta de oportunidade aos jovens e, portanto, defendeu a criação de oportunidades e qualificação para que os jovens possam entrar no mercado de trabalho.

Na área da saúde, a Enfermeira Tatiana falou que pretende trabalhar, se eleita, para revogação da emenda 95/2016 que congelou o teto de gastos e dificultou estados e municípios de investir mais na saúde e maior eficiência na regulação, pois a atenção básica dá o seu máximo. Sua proposta é fazer financiamento adequado.

A candidata falou também sobre violência contra a mulher e disse que, se eleita, vai propor uma lei para garantir estabilidade no emprego para mulher que sofre agressão e violência. Além dessa política afirmativa, ela afirmou que trará propostas para proteção das mulheres e destacou ainda o trabalho de conscientização e respeito que deve ser desenvolvido na escola.

A educação esteve na pauta da candidata, que é também professora e educadora. Sobre o tema, ela defendeu mais conectividade e destacou a necessidade de adequação da escola aos tempos modernos e disser ser urgente criar estratégias para fazer a internet chegar às escolas mais distantes. “Precisamos mudar a realidade na educação, pois uma sociedade educada reduz a violência e faz o País crescer”, disse, enfatizando que se chegar à Câmara Federal vai lutar por uma escola inclusiva e apta a receber todos os alunos.

Viviane Moura (Raissa Morais)

Viviane Moura

A candidata Viviane Moura destacou no debate o programa Muralha Digital, cujo projeto está pronto para ser executado e será primordial para a área de segurança pública, permitindo maior eficiência nas zonas urbanas e também nas fronteiras entre estados.

Viviane diz que se for eleita será um canal para dialogar com instituições como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que tem papel fundamental na formulação de políticas públicas elaboradas em suas várias comissões. “Vamos trabalhar propostas significativas que representam os anseios da sociedade, principalmente GLBTQIA+”, ressaltou, enfatizando que será a voz dos movimentos sociais.

Viviane falou ainda no debate de projeto que fez quando foi estudante de Direito e tinha como objetivo despertar a consciência jurídica. “Ele foi desenvolvido na periferia e deve ser reformulado para ampliar e universalizar o processo de informação. Nosso intuito é mostrar a importância do debate político, pois as pessoas não podem estar dissociadas do processo político”, disse.

No debate, Viviane falou ainda de arte e cultura e conta que viu com tristeza o retrocesso e a falta de apoio aos artistas nos últimos anos e falou que a próxima gestão terá que trabalhar políticas efetivas, com projetos de leis feitos a partir de debate com segmento cultural e com a sociedade. Aqui no Piauí, ela destacou  a reinauguração do Centro de Convenções de Teresina que se transformou no palco aberto para classe artística e citou ainda as PPPs exitosas no Piauí, como a Piauí Conectado, que tem tirado comunidades do isolamento social e é um programa que pode ser aplicado na educação e segurança.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES