Candidatos a prefeito querem que TSE volte a alterar eleição de Macapá

Sete dos 10 candidatos assinaram petição neste sábado pedindo mudanças nas datas.

candidatos | John Pacheco/G1
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após a divulgação das novas datas das eleições municipais na capital do Amapá, Macapá, sete dos dez candidatos que concorrem à prefeitura anunciaram que vão protocolar neste sábado (14) uma petição pedindo a revisão das datas divulgadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AP), que definiu para o dia 13 de dezembro o 1º turno e para 27 de dezembro, o 2º turno, se houver. As informações são do G1.

Os candidatos vão acionar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) defendendo a realização do 1º turno no dia 29 de novembro e 2º turno, se houver, para o dia 13 de dezembro. A petição foi assinada durante coletiva e deve ser protocolada na tarde deste sábado.

Participaram da coletiva os candidatos Capi (PSB), Dr. Furlan (Cidadania), Guaracy (PSL), Patrícia Ferraz (Podemos), Haroldo Iram (PTC), Professor Marcos (PT) e Lorena Quintas, vice de Paulo Lemos (PSOL), que está em isolamento domiciliar com Covid-19.

Nos discursos, os candidatos defenderam o encurtamento da votação, que, em caso de permanência do prazo do TRE, seria só realizada daqui há 1 mês. Se houver o 2º turno, o pleito aconteceria entre o Natal e o Ano Novo.

O candidato Cirilo Fernandes (PRTB) não participou da coletiva e não foi encontrado para comentar a iniciativa. Já Gianfranco (PSTU) informou que vai assinar o documento. O candidato Josiel (DEM) informou que não foi comunicado da coletiva, mas declarou que vai assinar a petição para que as eleições aconteçam antes da data definida pelo TRE.

Candidatos à prefeitura durante pedidos por novas datas - Foto: John Pacheco/G1

Novas datas

O adiamento das eleições municipais em Macapá gerou repercussão entre os candidatos a prefeito do município. A decisão, anunciada na quarta-feira (11) pelo TSE, se deve à crise no abastecimento de energia elétrica no estado.

A escolha do novo calendário aconteceu na noite desta sexta-feira (13), durante sessão administrativa, após o presidente da instituição receber garantias da segurança e do restabelecimento da energia na cidade. O procurador regional eleitoral Joaquim Cabral concordou com as datas definidas.

Os outros 15 municípios amapaenses devem realizar o primeiro turno previsto para este domingo (15); a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) garantiu o fornecimento integral de energia. Apenas 3 cidades, com sistemas isolados, não foram afetados com o apagão que atinge o estado desde a semana passada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES