Candidatos: Combate à violência, saúde e educação dominam Debate Meio Norte

Candidatos Aline Teixeira, João de Deus e Samuel Brandão participaram do Debate Meio Norte nesta quarta-feira, 24.

Debate com candidatos estaduais | Raissa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os candidatos a deputado estadual Aline Teixeira (Republicanos), João de Deus Sousa (PT) e Samuel Brandão (Patriota) participaram do Debate Meio Norte realizado nesta quarta-feira, 24, na TV Rádio Jornal Meio Norte.

Os debates com candidatos à Assembleia Legislativa são realizados às segundas e quartas-feiras, dentro do Programa Diálogo Franco, com mediação do jornalista Ananias Ribeiro e com o suporte jurídico do advogado Rafael Rodrigues.

Pela primeira vez como candidata, Aline destacou a importância do debate e disse que suas principais bandeiras é assistência social, educação e segurança de forma articulada. Ela comentou que o debate foi um espaço para fazer sua apresentação.

Segundo debate com candidatos estaduais (Raissa Morais(

Samuel Brandão, guarda municipal, se apresentou como novidade e sem vícios tradicionais da política e quer levar suas propostas de segurança, de saúde e de educação para todo o Piauí.

O candidato João de Deus disse que aposta muito no momento eleitoral. "é oportunidade de mudar o Brasil", disse, enfocando que como candidato a deputado estadual, que mais uma vez somar e trabalhar por políticas fundamentais para população.

Aline Teixeira, do Republicanos (Raissa Morais)

ALINE TEIXEIRA (REPUBLICANOS)

A candidata Aline Teixeira apontou a educação como uma de suas bandeiras e disse ser importante ter mais escolas de tempo integral e creches para as mulheres que trabalham tenham mais segurança ao saber que os seus filhos estão bem assistidos. Aline também defendeu mais centros de convivência para as crianças e a juventude.

Aline comentou não acreditar numa segurança pública feita somente com repressão e disse ser preciso trabalhar com inteligência, criando estratégias a partir da estrutura já existente. No debate, ela também defendeu a criação de uma rede de apoio às mulheres em todo o Estado, criando mecanismos para que em qualquer município, a mulher tenha apoio e abrigo. A candidata falou também sobre a política social, o atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade.

Assistente social por formação, Aline disse que a política de assistência social é importante tanto quanto as outras e disse que trata-se de uma política pública que não é feita com base na caridade e favor. A assistência social é uma política pública que precisa de orçamento e por isso defende orçamento definido em lei em nível municipal e estadual.

Na geração de renda e emprego, a candidata destacou a necessidade de criar estratégia que possibilita a inserção da população no mercado de trabalho. "É possível melhorar, sobretudo, com ideias inovadoras, a juventude precisa ser mais amparada. Defendo a profissionalização profissional técnica", disse. Ela defendeu a abertura de escolas nos fins de semana para que funcionem como incubadoras e local de desenvolvimento de ideias e formação de mão de obra. "Acredito na renovação do mercado, com qualificação técnica e novas perspectivas. Para além do mercado formal, para além do diploma há vasta opções e instituições que podem ser parceiras no projeto", disse.

Candidato João de Deus, do PT (Raissa Morais)

JOÃO DE DEUS SOUSA (PT) 

O candidato João de Deus destacou a segurança como uma das maiores preocupações da população brasileira e lembrou que tempos atrás, houve esforço para criação de uma Secretaria Nacional de Segurança Pública para que, de forma articulada, pudesse combater a criminalidade. "Infelizmente houve desmanche desse sistema e hoje temos as drogas como uma das grandes causas da violência e as facções que estão presente em todo o Pais", disse.

O candidato petista defendeu a necessidade de um  trabalho articulado entre os governos em todos os níveis. "Os bandidos atuam em nível nacional. Então é preciso articulação, inclusive, com banco de dados", disse, defendendo parceria entre governos, Poder Judiciário, Ministério Público e o Poder Legislativo para o enfrentamento da violência.

No debate, o candidato disse que o problema da violência não se resolve com o aumento de efetivo e de viaturas. "É preciso atuar na causa, na questão das drogas e as dificuldades que as famílias mais pobres têm para evitar que os filhos possam entrar no mundo das drogas. Para isso, a importância das escolas de tempo Integral", disse.

Na saúde, o candidato João de Deus que o tema incomoda a população brasileira. "É necessário fortalecer o sistema de saúde para atuar com qualidade", disse, enfatizando que é necessário uma defesa de uma política para saúde, com financiamento público, educação e assistência social. "O que temos visto em nível nacional é um Governo Federal cortando recursos estaduais", disse, citando que no Piauí, a atual gestão descentralizou serviços de saúde de alta complexidade e ampliou número de UTIs em vários municípios. Para o deputado, a população tem dificuldade de sobrevivência, falta emprego e investimento para movimentar a economia do País. "Não vamos encontrar saída individual", disse.

Samuel Brandão, do Patriota (Raissa Morais)

SAMUEL BRANDÃO (PATRIOTA) 

O candidato Samuel Brandão disputa uma eleição pela segudna vez e apontou a segurança pública como um problema grave e disse ter proposta de segurança pública básica, como o inentivo aos municípios para também assumir a responsabilidade pela segurança pública. "Estado deve ser aliado dos municíopos para criação e fortalecimento de Guardas Municipais onde já existem", disse.

Sobre o tema da violência contra a mulher, o candidato disse que em sua atividade como guarda municipal presenciou modelo de acompanhamento das mulheres vítimas de violência e disse ser necessário levar o programa para mais mulheres no Piauí e defendeu uma política de conscientização e informação para que as mulheres vítimas de violência saibam onde buscar amparo.

O candidato também apontou a necessidade de um a política de assistência social e disse que o governo deve se preocupar com segurança, saúde, educação, infraestrutura, sem deixar de lado assistência social e o amparo aos mais vulneráveis. No debate, ele defendeu que as pessoas devem buscar seus direitos, ter o apoio do estado e que a gestão pública deve fazer o pós-atendimento e destacou ainda a valorização profissional do assistente social e dos psicólogos.

O candidato declarou que tem posicionamento real sobre a saúde pública e como deputado, se eleito for, vai fazer uma fiscalização implacável sobre a aplicação dos recursos na saúde, na educação e na segurança. "O dinheiro público tem que ser gasto de forma correta e precisamos de representante do povo que faça isso", disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES