Ciro Gomes defende governar por plebiscitos e critica reeleição

Candidato do PDT foi o 2º entrevistado pelo Jornal Nacional, após Bolsonaro. Lula será na quinta, e Tebet, na sexta.

Ciro Gomes | Marcos Serra Lima/g1)
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

DANIELLE BRANT E MARIANA ZYLBERKAN

BRASÍLIA, DF, E SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O candidato à Presidência pelo PDT, Ciro Gomesque é o terceiro colocado nas pesquisas de intenção de voto,  atacou o que chamou de "polarização odienta" protagonizada por seus dois principais rivais na disputa, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual mandatário, Jair Bolsonaro (PL), durante sabatina nesta terça-feira (23) ao Jornal Nacional.

Ciro Gomes participou de sabatina no Jornal Nacional Foto: Marcos Serra Lima/g1) 

O ex-ministro afirmou que defende governar utilizando plebiscitos, para driblar a "crise eterna" gerada pela aliança dos governos com o Centrão. Ciro também propôs criar uma "lei antiganância".

O candidato disse que vai procurar se inspirar nos modelos que dão certo ao redor do mundo.

"Olhando mais para a Europa e para os Estados Unidos do que para a Venezuela. Acho o regime da Venezuela abominável. É muito claro que repudio o populismo latino-americano. Acho lamentável. [O plebiscito] é uma tentativa de libertar o Brasil de uma crise que corrompeu organicamente a Presidência da República", afirmou.

Ciro Gomes foi questionado sobre o impacto real de sua promessa de “abrir mão da reeleição” como forma de facilitar a negociação com o Legislativo. 

Segundo o candidato do PDT, a perspectiva de reeleição é um dos motores da corrupção e do “toma lá, dá cá” na política nacional. 

“O que destruiu a governança política brasileira, nesse modelo que eu estou lhe falando, é a reeleição. O presidente se coloca infenso, com medo dos conflitos, porque quer agradar todo mundo para fazer a reeleição. O presidente se vende a esses grupos picaretas da política brasileira -- desculpe a expressão, eu tenho que a pedido da Renata trocar um pouco as expressões. Mas esses grupos de pouco escrúpulo republicano – eu também tenho essas expressões. Porque têm medo de CPI e porque querem se reeleger”, declarou Ciro.

 Ciro foi o segundo entrevistado pelos apresentadores William Bonner e Renata Vasconcellos. Na segunda-feira (22), o Jornal Nacional sabatinou Jair Bolsonaro, 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES