Claudio Castro avança e tem 25% dos votos, contra 19% de Marcelo Freixo

Lula e Bolsonaro estão empatados com 39% dos votos. Presidente subiu 4 pontos e Lula ficou estável.

Candidatos estão tecnicamente empatados | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro, ganhou terreno na disputa pelo Palácio Guanabara. Saiu do empate técnico registrado em julho para uma diferença de 6 pontos percentuais. Segundo a pesquisa Genial/Quaest, se a eleição fosse hoje Castro teria 25% dos votos, contra 19% do ex-deputado Marcelo Freixo. Rodrigo Neves (PDT), tem 6% das intenções de voto. Cyro Garcia (PSTU) tem 4%, Paulo Ganime (Novo), Juliete Pantoja (Unidade Popular), Eduardo Serra (PCB) e Wilson Witzel (Partido da Mulher) 2%. Luiz Eugênio Honorato não pontuou. Indecisos somam 13% enquanto os eleitores que votam em branco, nulo ou não pretendem votar são 24%.

Na capital, onde Freixo levava vantagem desde março, o governador ganhou 6 pontos percentuais no mesmo período e os dois estão tecnicamente empatados: 26% para Castro, 25% para Freixo. A avaliação do governo de Castro vem subindo gradualmente e atingiu 26% em agosto. Na simulação para o segundo turno, o governador teria 36% dos votos e Freixo, 32%.

Castro e Freixo estão tecnicamente empatados (Divulgação)Na corrida ao Senado, Romário (PL) mantém vantagem folgada sobre os demais, com 30% das intenções de voto. Alessandro Molon (PSB) e Cabo Daciolo (PDT) estão empatados em segundo lugar, com 10% e tecnicamente empatados com Clarissa Garotinho (União Brasil), que tem 8% e empata com Daniel Silveira (PTB), 7%. André Ceciliano, do PT, tem 4%.

Para 38% dos eleitores a escolha é definitiva, enquanto 60% admitem mudar o voto. A preferência de 34% dos eleitores é que o governador eleito não seja próximo de Lula nem de Bolsonaro; 32% gostariam de alguém identificado com o presidente e 30% preferem alguém próximo a Lula.

A disputa presidencial ficou mais apertada no estado. O presidente ganhou 5 pontos e empatou com Lula em 39% das intenções de voto. Na simulação de segundo turno, os dois estão tecnicamente empatados: 44% para Lula, 42% para Bolsonaro. Para 44% dos eleitores, a volta do PT ao poder é motivo de medo, enquanto 42% temem a continuidade do governo Bolsonaro.

A pesquisa Genial/Quaest ouviu 1.500 pessoas com mais de 16 anos entre os dias 12 e 15 de agosto, em entrevistas nas casas dos eleitores no estado do Rio de Janeiro. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais. Desde julho de 2021, a Genial/Quaest realiza pesquisas de intenção de voto para as eleições presidenciais.

Metodologia

A Pesquisa Genial/Quaest trabalha com metodologia inédita de acompanhamento da opinião pública. A partir das entrevistas domiciliares, é feita a decupagem, análise e estratificação dos dados por sexo, idade, escolaridade, renda e População Economicamente Ativa (PEA).

A pesquisa também recebe tratamento estatístico de pós-estratificação para reduzir as chances de viés de seleção e de não-resposta. Trata-se do primeiro levantamento feito em âmbito nacional que combina coleta domiciliar com modelagem em pós-estratificação.

O nível de confiança da pesquisa Genial/Quaest é de 95%, com margem de erro máxima de 2%, para cima ou para baixo, em relação ao total da amostra.

Sobre a Genial Investimentos

A Genial é uma plataforma de investimentos que tem como objetivo facilitar o acesso ao mercado financeiro, oferecendo os melhores produtos do mercado. Sempre em busca de excelência e inovação, possui hoje mais de R$ 150 bilhões de ativos sob custódia, 700 mil clientes e mais de 20 anos de história. É uma plataforma que acredita em simplicidade e facilidade na hora de investir, por isso, é 100% digital, mas sempre humana.

Sobre a Quaest

A Quaest é uma empresa de inteligência de dados que alia rigor científico e tecnologia para gerar insights que levem os clientes a tomar decisões estratégicas informadas. Com 6 anos de experiência em campanhas políticas presidenciais, estaduais e municipais, reúne um time de doutores e mestres das mais diversas áreas do conhecimento. O fundador e presidente da Quaest é Felipe Nunes, Ph.D. em ciência política e mestre em estatística pela Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA), professor da UFMG e presidente do Centro de Estudos Legislativos. Ele é o criador do Índice de Popularidade Digital (IPD).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES