mais

Coligação de Dr. Pessoa elegeu apenas 10% dos vereadores da Câmara

Em âmbito nacional apenas 7 prefeitos de capitais já iniciam o ano com maioria na Câmara

Com o fim da eleição municipal, culminando na vitória do ex-deputado estadual Dr Pessoa (MDB) em Teresina, se iniciam as análises e articulações em torno da governabilidade da atual gestão. O prefeito eleito de Teresina é o penúltimo entre as capitais em número de vereadores pertencentes à coligação, representando apenas 10%, ou seja, 3 parlamentares, todos eles do MDB, tendo em vista que o PSB e o PRTB não obtiveram cadeiras na Casa Legislativa. Em âmbito nacional apenas 7 prefeitos de capitais já iniciam o ano com maioria na Câmara, com destaque para Bruno Reis (Salvador) com 72% e Marquinhos Trad (Campo Grande) com 59%. 

Porém, durante a campanha do segundo turno, Dr Pessoa recebeu uma série de apoios e como o presidente da Câmara Municipal, Jeová Alencar, é do seu partido, não será difícil o diálogo para construir uma base aliada forte no Poder Legislativo.  O PSD, por exemplo, possui duas cadeiras na Casa, o Solidariedade tem uma, e ambos declararam apoio ao eleito no turno decisivo. 

Dr. Pessoa (Reprodução/ Instagram)Dr. Pessoa (Reprodução/ Instagram)

O desafio fica por conta da conquista de alianças dentro do PSDB, que possui a maior bancada: quatro vereadores e o Progressistas, que possui 3. Aliado histórico dos tucanos, o Democratas também é um fiel da balança, com dois representantes. Assim como o PDT, que junto com o PP e PT possui a segunda maior bancada, com três parlamentares. 

Pelo Partido dos Trabalhadores, o governador Wellington Dias (PT) também apoiou Dr Pessoa, assim, não é de se estranhar que o prefeito eleito conquiste o apoio dos três representantes da sigla na Câmara Municipal. 

LEIA TAMBÉM:  Veja a lista da equipe de transição do prefeito eleito Dr. Pessoa

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail