Coronel Nixon, Marcos Mourão e José Wilson debatem segurança na Meio Norte

Candidatos defenderam unificação das forças policiais, fortalecimento do SUS e inclusão de jovens no mercado de trabalho.

Debate com candidatos a deputado federal | Mayara Dias
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os candidatos a deputado federal José Wilson (PSDB/Cidadania), Marcos Mourão (PSC) e Coronel Nixon Frota (PSD) participaram do debate realizado nesta terça-feira, 6, pela Rede Meio Norte dentro do Programa Bom Dia Meio Norte, com mediação de Ieldyson Vasconcelos e suporte jurídico do advogado Rafael Rodrigues.

Debate entre candidatos a deputado federal realizado nesta terça, dia 6 (Mayara Dias)

Os candidatos destacaram a importância do debate promovido pela Rede Meio Norte como mais uma oportunidade de falar com os eleitores em todo o Piauí. No debate, eles discutiram a segurança, um tema recorrente em todos os programas de governo, e destacaram ainda as políticas de saúde e educação.

Candidato José Wilson (Reprodução)José Wilson (PSDB/Cidadania)

O candidato José Wilson, ao responder o primeiro questionamento, disse acreditar numa segurança unificada. "Para se ter uma segurança que funcione é preciso unificar as Polícias Civil, Militar, Bombeiros e fazer intercâmbio com outras forças", disse, defendendo a criação de um conselho de segurança. "Vamos trabalhar para realização de concurso público para as polícias militar e civil e atuar para unificar essas forças", disse.

Ao falar da juventude, o candidato defende a criação de cota para o jovem no mercado de trabalho. "A principal barreira para o jovem é a experiência e por isso deve criar mecanismo para fazer as empresas a contratar um percentual para que o jovem consiga trabalho, faça curso na empresa e criar uma carreira.

O candidato defende a descentralização de todas as microrregiões do Piauí. "Precisamos levar saúde plena para todo o Piauí. Sou agente de saúde e sofro na pele o descaso com a saúde", disse, enfatizando que é solidário aos enfermeiros.

Ele disse que sua principal proposta disse que a juventude política social estão entre suas principais propostas. "Existe uma barreira para o jovem e hoje a faixa entre 16 a 29 anos que está no mercado de trabalho é porque começou bem cedo", disse, declarando que outra proposta é a descentralização das ações de saúde, valorização do profissional e acabar com as filas de regulação, pois a saúde, para o candidato, é o maior patrimônio do ser humano e precisa ser vista com bons olhos. "Há problemas de saúde que não podem esperar numa fila de regulação", disse, declarando que não tem tendência para corrupção.

Candidato Marcos Mourão (Reprodução)

Marcos Mourão (PSC)

Marcos Mourão disse que o seu Partido prioriza o empreendedorismo e a inclusão da juventude no mercado de trabalho. "A proposta do PSC é a inclusão social, o trabalho com os pequenos empresários", disse, defendendo a preparação do jovem. "Precisamos incentivar o jovem a aprender a trabalhar. A qualificação é a bandeira da governadora Gessy Lima", disse, enfatizando que, se eleito, vai atuar fortemente como fiscal do orçamento.

Ele destacou os programas existentes na educação, no entanto, criticou a gestão e a forma como esses programas são feitos de forma eleitoreira e declarou que um dos grandes problemas é a corrupção no Brasil e no Piauí.

Marcos Mourão abordou a temática saúde o Piauí e disse que está um caos e criticou o fato de no estado ter mais investimento para cultura e educação do que na saúde.

Ao ser questionado sobre a criminalidade no Piauí, sobretudo em Teresina e Parnaíba, ele disse que a questão da segurança tem solução simples e passa pela valorização profissional. Segundo ele, é inadmissível o policial trabalhar hoje e prestar serviços em outro município sem receber as diárias. "É uma questão de gestão. Por isso estou com a Gessy Lima que sabe fazer gestão e valorizar o servidor público", disse, declarando que atualmente os distritos policiais não tem internet, falta combustível.

Para o candidato, é necessário renovar todo o quadro político no estado e chamou a atenção do eleitor para não perpetuar os políticos atuais no poder.

Coronel Nixon (Reprodução)

Coronel Nixon Frota (PSD)

No debate, o coronel Nixon falou de segurança pública e disse que a Polícia Militar do Piauí tem um efetivo aquém do previsto e disse ser necessário pensar na qualidade dos profissionais, com melhor remuneração e declarou que a PM do Piauí tem um dos salários mais baixos do país.

Como um dos temas mais relevantes de seu plano de trabalho, o Coronel Nixon falou que a saúde é um dos temas mais cruciais para sociedade e defendeu o fortalecimento do Sistema Único de Saúde. "Está provado que o SUS traz benefícios para o cidadão", declarou, enfatizando que é premente o fortalecimento das regionais de saúde, já que hoje, a capital concentra maior parte da rede e recebe muitos pacientes de outras cidades. Ele citou o exemplo do Ceará que tem municípios referência nacional em certos tratamentos e que este modelo de gestão em saúde pode ser replicado no Piauí. "É importante também trabalhar a prevenção, pois investir na prevenção é mais barato que pagar o tratamento", disse.

O candidato disse que tem percorrido o Piauí e viu a questão da saúde como um problema. "É preciso gerir os recursos de forma correta e transparente, acabar com a fila da regulação, pois todo ser humano precisa de uma saúde diligente e adequada", disse, destacando atenção ao profissional, seja o médica, o enfermeiro e o técnico. "Saímos de uma pandemia e vimos o quanto esses profissionais foram importantes e colocaram sua vida em risco para cuidar da sociedade", disse, defendendo ainda o piso da enfermagem e também o incentivo para que os profissionais de saúde possam residir nos municípios onde trabalham.

O candidato destacou, mais uma vez, o investimento em inteligência para combater e reduzir a criminalidade e disse que na segurança a prevenção é primordial, Daí proporcionar uma melhor educação, pois crianças e jovens fora da escola são as grandes vítimas das facções.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES