Criadores do Plano Real declaram voto em Lula e citam proteção à democracia

Com essa nota, consolida-se um alinhamento de economistas egressos do PSDB à campanha do PT.

reprodução | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os economistas Edmar Bacha, um dos pais do Plano Real, e Pedro Malan, ex-ministro da Fazenda de Fernando Henrique Cardoso, divulgaram nota, nesta quinta-feira (6), declarando que vão votar em Luiz Inácio Lula da Silva no segundo turno da eleição presidencial. Com informações da Folha de São Paulo.

Os economistas Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central, e Persio Arida, outro economista que participou da formulação do Real, já haviam anunciado essa opção, mas também assinam a nota. Os quatro afirmam que a expectativa é que o candidato do PT tenha uma condução responsável na economia.

Da esquerda para a direita, os economistas Edmar Bacha, Pedro Malan, Arminio Fraga e Persio Arida (Foto: Folhapress)

Com essa nota, consolida-se um alinhamento de economistas egressos do PSDB à campanha do PT. O economista André Lara Resende também abriu o voto, optando por Lula. Ao anunciar o seu voto em Lula, Fraga destacou estar preocupado com os rumos da política nacional. "O mais importante para o Brasil hoje é aprimorar a política, garantindo o mais básico, a democracia", disse.

Arida também destacou que sua a principal preocupação era a constatação de que o presidente Jair Bolsonaro (PL) é um risco à estabilidade institucional do Brasil.

Mas também afirmou que pesou em sua decisão o fato de a gestão bolsonarista não entregar o que prometeu na economia, bem como causar prejuízos ao meio ambiente, que deterioraram a imagem internacional do Brasil.

Apesar do apoio dos economistas peso-pesado ligados ao PSDB ao candidato petista, o partido liberou o voto no segundo turno destas eleições, e políticos tucanos declararam apoio ao presidente Jair Bolsonaro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES