Datafolha: 22% dos que não votaram no 1º turno citam motivo de saúde

A pesquisa foi realizada de quarta-feira (5) a sexta (7) e tem margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos

Datafolha: 22% dos que não votaram no 1º turno citam motivo de saúde | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

UIRÁ MACHADO

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

Considerada uma variável chave para o resultado da eleição neste ano, a abstenção chegou a 20,9% dos eleitores no primeiro turno, ou 32,7 milhões de pessoas que deixaram de votar. Segundo pesquisa Datafolha, a principal razão citada para justificar a ausência é a saúde.

Entre os entrevistados que disseram não ter votado no último domingo (2), 22% responderam que o motivo está ligado a problemas de saúde.

Uma fatia um pouco menor, de 15%, mencionou como justificativa algum tipo de desinteresse, seja pela eleição como um todo, seja pelos candidatos. Também são 15% os que afirmaram não ter votado porque estavam fora da cidade.

Datafolha: 22% dos que não votaram no 1º turno citam motivo de saúde - Foto: Reprodução

Para um contingente um pouco menor, de 12% dos que não votaram, a razão para a ausência foi o trabalho. Os que disseram estar sem documentos foram 11%, enquanto 8% afirmaram que o local de votação é muito longe.

A pesquisa foi realizada de quarta-feira (5) a sexta (7) e tem margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O instituto ouviu 2.884 eleitores em 179 municípios, num levantamento contratado pela Folha de S.Paulo e pela TV Globo e registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-02012/2022.

A pergunta sobre os motivos para a ausência era de resposta espontânea -ou seja, não foi apresentada uma lista predefinida de justificativas- e permitia que o entrevistado citasse mais de uma razão.

O percentual de abstenção deste ano não destoa muito do que se verificou em todas as eleições presidenciais desde 2002, embora seja a maior fatia do eleitorado já registrada.

De acordo com analistas políticos, taxas de abstenção elevadas tendem a prejudicar o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tem boa votação entre as parcelas mais pobres do eleitorado.

Uma dificuldade para analisar as abstenções, porém, é a desatualização do cadastro eleitoral. Das 156 milhões de pessoas aptas a votar, 24% ainda não fizeram o recadastramento biométrico, em que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) coleta assinaturas, fotos e digitais de todos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES