Datafolha: 59% dizem que religião do candidato importa na decisão do voto

Numa escala de 1 a 5, a nota média geral de importância ficou em 3,6. A pesquisa foi divulgada hoje (15).

p | p
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (15), encomendada pela Globo e pela "Folha de S.Paulo", mostra que a religião do candidato à Presidência da República neste segundo turno é um fator importante para 59% dos eleitores na hora de decidir o voto.

Numa escala de 1 a 5 de importância, em que quanto mais alto o número, maior a relevância, 59% deram as notas 4 e 5, 11% deram a nota 3 e 26%, as notas 1 e 2. Outros 5% não opinaram.

A nota média de importância ficou em 3,6. A religião do candidato ganha maior peso entre os eleitores de Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno do que entre os eleitores de Lula (PT): a nota média de importância é, respectivamente, 4,2 e 3,3. Os dois disputam o segundo turno das eleições presidenciais no próximo dia 30 de outubro.

Datafolha: 59% dizem que religião do candidato importa na decisão do voto (Foto:  Evaristo Sa/AFP/Marcos Corrêa/PR )

O levantamento foi realizado nos dias 13 e 14 de outubro. Foram feitas 2.898 entrevistas em 180 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.

Outros fatores que influenciam

Quanto a outros fatores que impactam para decidir o voto no segundo turno, o apoio político do candidato a governador escolhido pelo eleitor é o mais influente.

Para 31%, a sua escolha para presidente sofre muita influência se esse nome tiver o apoio do seu candidato para governador. Para outros 19%, há pouca influência.

Já para 49% da amostra, o apoio do candidato a governador não influencia o voto para presidente no segundo turno; e 1% não soube responder.

O instituto mediu também a influência sobre o voto entre os eleitores de cada um dos candidatos. Para eleitores de Lula, são 30% os que dizem que o apoio influencia muito e 20% que influencia um pouco. Para 49%, não importa.

Entre aqueles que escolheram Bolsonaro, o apoio do candidato a governador influencia muito para 34%. Outros 20% afirmam que há pouca influência e, para 46%, não há importância.

Familiares, artistas e influenciadores

Também foi avaliado o peso do apoio de um artista da TV que o eleitor goste a um candidato a presidente. Para 74%, isso não influencia no voto. Outros 13% consideram que isso influencia muito e 11%, que influencia um pouco. Não soube responder 1%.

Os percentuais são parecidos em relação ao apoio de um influenciador da internet que o eleitor goste a um candidato a presidente. 72% disseram que isso não tem influência sobre o seu voto. Outros 14% afirmaram que isso influencia muito e 12%, que influencia um pouco. 2% não souberam responder.

Já os que disseram que os familiares ou amigos próximos têm influência na decisão de voto, 26% disseram que o efeito é grande e 16% que é pequeno. São 57% os que não se importam com esse aspecto.

Em relação ao apoio de atletas ao candidato a presidente, isso é muito importante para 15% dos entrevistados na hora de fazer a sua escolha. É pouco importante para 12%. Para 72%, não há influência.

O apoio de um líder religioso de quem o eleitor goste a um candidato a presidente influencia muito para 22%, e influencia um pouco para 13%. Mas para 64%, não há impacto na sua decisão.

 Fonte: G1



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES