Datafolha: Lula tem 52% dos votos válidos no 2º turno, e Bolsonaro, 48%

Pesquisa foi feita nesta sexta-feira (28) e neste sábado (29) e tem margem de erro de 2 pontos, para mais ou para menos.

o | o
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Datafolha divulgou neste sábado (29) sua última pesquisa antes do segundo turno da eleição presidencial. Encomendada pela Globo e pela "Folha de S.Paulo", a sondagem aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 52% dos votos válidos e que o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 48%. Os eleitores vão às urnas neste domingo (30).

O novo levantamento foi feito nesta sexta-feira (28) e neste sábado, e os resultados referem-se à intenção de voto no momento das entrevistas. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Segundo o Datafolha, Lula e Bolsonaro "estão no limite dessa margem, com maior probabilidade de o petista estar à frente".

Datafolha: Lula tem 52% dos votos válidos no 2º turno, e Bolsonaro, 48% (Foto:  João Miguel Jr/Globo; Stephanie Rodrigues/g1)

Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

  • Lula (PT): 52% (tinha 53% no levantamento anterior do instituto, de 27 de outubro)

  • Bolsonaro (PL): 48% (tinha 47% no levantamento anterior do instituto)

Nos votos totais, que incluem brancos, nulos e indecisos, o resultado da pesquisa divulgada neste sábado é este:

  • Lula (PT): 49% (tinha 49% no levantamento anterior do instituto, de 27 de outubro)

  • Bolsonaro (PL): 45% (tinha 44% no levantamento anterior do instituto)

  • Brancos e nulos: 4% (eram 5% no levantamento anterior do instituto)

  • Não sabem ou não responderam: 2% (eram 2% no levantamento anterior do instituto)

Já na pesquisa espontânea, os entrevistadores não apresentam previamente o nome de nenhum dos dois candidatos. Nesse cenário, Lula aparece com 48%, e Bolsonaro, com 43%. Brancos e nulos somaram 4%; e outros 6% disseram que não sabem em quem votar.

Este é quinto levantamento do Datafolha após o primeiro turno das eleições, realizado em 2 de outubro. O Datafolha entrevistou 8.308 mil pessoas, em 253 municípios, nos dias 28 e 29 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-08297/2022.

No primeiro turno, Lula recebeu 57,2 milhões de votos (48,4%), e Bolsonaro, 51,07 milhões (43,2%).

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES