Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (22), encomendada pela TV Globo e pela Folha de S.Paulo, aponta que o atual governador Cláudio Castro (PL) abriu vantagem de 10 pontos percentuais para o deputado federal Marcelo Freixo (PSB) na corrida ao Governo do Rio de Janeiro.

Na comparação com a pesquisa Datafolha anterior, divulgada em 15 de setembro, quando os dois estavam tecnicamente empatados, Castro subiu cinco pontos percentuais (de 31% para 36%), enquanto Freixo oscilou de 27% para 26%.

Castro manteve o mesmo percentual e Freixo ganhou um ponto percentual.

Castro e Freixo (Foto: Marcos Serra Lima/g1)Castro e Freixo (Foto: Marcos Serra Lima/g1)

Intenção de voto para governador, estimulada:

O ex-governador Wilson Witzel, que sofreu impeachment no ano passado, teve a candidatura indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral e recorreu no Tribunal Superior Eleitoral.

Intenção de voto para governador, espontânea

Segundo turno

A pesquisa também perguntou sobre o cenário de segundo turno com Castro e Freixo.

Decisão de voto

O Datafolha perguntou se o eleitor está decidido em relação a seu voto para governador. Veja os resultados:

Rejeição

A pesquisa do Datafolha também mediu a rejeição dos candidatos ao governo. Ou seja, em quem o eleitor não votaria. O ex-governador Witzel se manteve à frente.

Avaliação

O Datafolha perguntou também a opinião dos eleitores sobre o governo de Cláudio Castro:

A pesquisa ouviu 1.526 pessoas entre 20 e 22 de setembro, em 45 municípios fluminenses. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RJ-07687/2022.