Debate de Barras é marcado por propostas para áreas essenciais

Quatro candidatos compareceram ao debate promovido pela TV Jornal, Edilson Capote e Valdy Portela foram convidados, mas não compareceram

Debate com candidatos de Barras | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Reiterando o compromisso de pautar a informação com credibilidade e fortalecer a democracia, o Grupo Meio Norte de Comunicação promoveu nesta quinta-feira, 01 de outubro, o debate com os candidatos à Prefeitura de Barras. A transmissão ocorrerá na TV Jornal, afiliada da TV Cultura no Piauí, dentro do programa Banca de Sapateiro, apresentado pelo jornalista Arimatéia Carvalho, a partir das 11h30.  Participaram do confronto de ideias: Carlos Monte (PTB); Dr. Manin (Progressistas); Lucas Matheus Feitosa (PV); e Vinicio Marques (MDB).

Os candidatos Edilson Capote (PSD) e  Valdy Portela (Democratas) foram convidados, mas não compareceram. 

O debate foi propositivo, sendo marcado por temáticas de interesse da população como saúde, educação e economia. 

Além do debate em Barras, está previsto na programação em cadeia da Rede Meio Norte e TV Jornal (afiliada da TV Cultura) o confronto de ideias em Campo Maior, Picos, Parnaíba, Floriano, Timon e Piripiri. Além de São Luís, Porto Velho, Boa Vista, Rio Branco e Palmas.

Ao todo, serão mais de 30 debates promovidos pelo GMNC - Foto: Meio Norte

Ao todo, serão mais de 30 debates promovidos pelo GMNC; todos contarão com ampla cobertura dos demais veículos, incluindo jornal e portal.

Carlos Monte pauta avanços na economia

Buscando a reeleição, Monte defendeu durante o debate as ações feitas por sua gestão na educação. "Uma das coisas que mais investimentos foi na educação básica, pagando o piso nacional do salário e temos certeza que a categoria é satisfeita, por isso estamos conseguindo resultados que nunca alcançamos no Ideb, apostamos na melhoria da qualidade do ensino, na gestão, e vamos apostar neste modelo que está dando certo. 

Na economia, o candidato citou o aumento no número de empresas cadastradas. "Dizer que a economia de Barras está parada, não é isso que os números mostram. Houve um aumento de 600%nas empresas cadastradas em Barras, hoje Barras tem mais de 700 empresas catalogadas, ganhando dinheiro, aumentando os empregos e investindo na economia", afirmou. 

O candidato ainda tratou sobre a saúde. "Estamos modernizando o Hospital sim, fomos prejudicados pela Pandemia, em relação às obras temos muitas outras importantes, Cemitério Municipal, Rodoviária, regularização fundiária, reavaliar o Plano Diretor. Já estamos informatizado, montando o Esus em todos os postos de saúde, informatização vamos terminar ainda dentro do meu Governo". 

Vinício Marques defende PPPs e projetos para a zona rural

Representando o MDB, o vereador Vinicio Marques defendeu mudanças na educação, focando na valorização dos profissionais da área. "Se os professores tivessem satisfeitos não estariam recorrendo à Câmara Municipal para falar por eles. O adolescente, o jovem merece um ensino de qualidade", disse. 

Na saúde, ele defendeu propostas inovadoras, como a realização de Parcerias Público Privadas. "No nosso Governo vamos contar com propostas possíveis de realizar e inovadoras, como PPPs com clínicas que já prestam serviços em Barras, reorganizar o estoque de medicamentos. Propostas como estas que vão fazer toda a diferença", comentou. Marques ainda complementou. "Me espanta ver tantos dados como se nossa saúde estivesse avançando, nossos pais de família principalmente na zona rural precisam se deslocar, dormir na fila para fazer exames, já sofremos tanto com nossa população sem saúde é necessário que tenhamos projetos para erradicar esse problema", afirmou. 

Vinicio Marques apontou ainda para a necessidade da construção de novas creches e de mais capacitação. "Tenho total autonomia, novas idéias, novas propostas, eu também quero escrever história no nosso município e no nosso Governo a lei será vigorada, tem o direito à creche, é nosso dever terminar as creches. É importante que a gestão municipal dê capacitação continuada aos gestores, novos empreendimentos. Se temos oportunidades em Barras, porque os nossos jovens estão saindo?", questionou. 

Dr Manin defende parcerias com o Governo e investimentos na saúde

Representando o Progressistas, o ex-prefeito Dr Manin defendeu o investimento em mais equipamentos públicos de saúde no município. "Quando fui prefeito de Barras, o único que foi reeleito fui eu e colocamos no município um dos melhores órgãos pra saúde que ninguém atentava que é o Caps, e temos metas para colocar aos barrenses um serviço à altura, vamos investir na saúde colocando médicos como tinha na minha época,vamos buscar junto ao Governo do Estado a reestruturação para o nosso hospital. Vamos buscar novamente o Estado para continuar essa parceria, é um compromisso nosso", frisou. 

O candidato defendeu a inclusão da fisioterapia nas unidades de saúde. "São propostas inovadoras que também estão incluídas no nosso plano de trabalho, vamos por exemplo colocar fisioterapeutas nos nossos postos de saúde. Vamos reestruturar tudo isso porque não admite há dez anos Barras igual rabo de cavalo, só crescendo para baixo", disse. 

Dr Manin ainda pautou obras na infraestrutura e avanços no esgotamento sanitário. "Não temos uma ciclovia na nossa cidade, faz é vergonha as ruas de bairro uma vez escuridão, falar de buracos nem preciso falar, vocês estão vendo todos os dias. Nós que iniciamos todo esse processo de esgotamento sanitário. O prefeito tem 37 anos que era médico naquela casa e foi tão bom que ele nem saiu. Daremos toda continuidade, não vamos de forma alguma culpar os ex prefeitos, quero continuar trabalhando e as coisas boas vamos continuar", afirmou. Por fim, projetou um plano de saúde para os servidores. "No meu Governo vamos criar um plano de saúde para os servidores com subsídios para a Prefeitura", frisou. 

Lucas Matheus defende redução no número de Secretarias

Candidato pelo Partido Verde, Lucas Matheus pontuou uma pauta anti corrupção. "Nossa proposta é acabar com a corrupção que aleijou a população de Barras. Vamos buscar implementar uma lei de isenção fiscal, possibilitar empregar mais de 7 mil jovens que hoje se encontram desempregados, mas para uma empresa investir é preciso infraestrutura e vamos estruturar. Diminuir secretarias e essa redução vai poupar gastos para investir em infraestrutura e segurança, outra a ideia é a criação de aplicativos para que o consumidor entre em contato direto com o comerciante", afirmou.

Ele defendeu ainda projetos na zona rural para desenvolver a produção. "Temos o projeto Hortas na Comunidade que atualmente não é aplicado na prática, continuamos com o mesmo esquema de empresas de alimento escolar vindas de Teresina, temos que pensar na infraestrutura do campo para gerar economia", sinalizou.  

O candidato ainda pautou obras de infraestrutura, e incentivo à educação superior no município. "Estarei como opção para investir em Barras, ciclofaixas, ciclovias, o matadouro público, incentivo à faculdades. Lucas Mateus é o único novo nesse debate", frisou. 

Assista na íntegra o debate dos candidatos à Prefeitura de Barras



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES