Diferença de Bolsonaro para Lula entre evangélicos cai 8 pontos

A diferença entre ele e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou de 38 para 30 pontos percentuais na última semana.

Diferença de Bolsonaro para Lula entre evangélicos cai 8 pontos | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

JÚLIA BARBON

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta (27) mostra uma queda na vantagem de Jair Bolsonaro (PL) entre os eleitores evangélicos. A diferença entre ele e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou de 38 para 30 pontos percentuais na última semana.

A diminuição ocorreu fora da margem de erro, que é de três pontos percentuais nesse grupo, para mais ou para menos. O que provocou o movimento foi a oscilação do presidente de 66% para 62% e a variação do petista de 28% para 32% no período.

Leia Mais

Diferença de Bolsonaro para Lula entre evangélicos cai 8 pontos

Lula, por outro lado, perdeu eleitores nas faixas de renda mais abastadas, nas quais Bolsonaro lidera desde o primeiro turno.

O maior distanciamento entre eles ocorreu entre os que ganham de cinco a dez salários mínimos (cujo valor hoje é de R$ 1.212). A vantagem do atual presidente nesse segmento cresceu de 13 para 28 pontos percentuais, também fora da margem de erro, que é de cinco pontos.

Entre os mais ricos, que recebem acima de dez salários, a distância foi de 14 para 23 pontos. Dessa vez a variação, porém, ficou dentro da margem de oito pontos.

O mesmo ocorreu na faixa de dois a cinco salários, na qual ambos apenas oscilaram. Bolsonaro passou de 53% para 54%, e Lula, de 41% para 40%, considerando uma margem de dois pontos.

Já entre os mais pobres, o petista ampliou sua dianteira sobre o presidente de 20 para 28 pontos após derrapada do governo sobre o salário mínimo, aponta ainda a pesquisa.

Na semana passada, a Folha de S.Paulo revelou o plano do ministro Paulo Guedes (Economia) para flexibilizar a correção obrigatória do salário mínimo e das aposentadorias. Na prática, a proposta permitiria a concessão de aumentos abaixo da inflação, o que hoje não é possível.

No Brasil, 48% do eleitorado ganha até dois salários mínimos; 36%, de dois a cinco; 10%, de cinco a dez; e 4% recebem acima disso, segundo o Datafolha. Já os evangélicos são cerca de um quarto dos eleitores.

O instituto ouviu 4.580 pessoas em 252 municípios entre terça (25) e esta quinta-feira (27). A sondagem foi encomendada pela Folha de S.Paulo e pela TV Globo e está registrada sob o código BR-04208/2022 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O índice de confiança é de 95%.

As pesquisas eleitorais são um retrato da intenção dos eleitores no momento em que as entrevistas são feitas, e não uma projeção do resultado eleitoral, que só será conhecido no dia do pleito, com a apuração oficial.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES