Dólar cai e Bolsa sobe em virada do mercado após eleição de Lula

O petista venceu o segundo turno da disputa neste domingo (30) ao derrotar o atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL).

yy | tt
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

CLAYTON CASTELANI

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Depois de uma abertura negativa, o mercado financeiro iniciava uma reação positiva no final da manhã desta segunda-feira (31), dia seguinte ao resultado da eleição que confirmou Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como o primeiro brasileiro eleito três vezes para a Presidência da República. O petista venceu o segundo turno da disputa neste domingo (30) ao derrotar o atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL).

Por volta das 11h30, o dólar comercial à vista caía 1,47%, cotado a R$ 5,2240. Na Bolsa de Valores brasileira, o indicador de referência Ibovespa subia 1,19%, aos 115.889 pontos. Ações de empresas de setores mencionados como prioritários por Lula em seu discurso após a vitória ganhavam fôlego.

Dólar cai e Bolsa sobe em virada do mercado após eleição de Lula (Foto: Reprodução/ Instagram) 

Os papéis da MRV, construtora especializada em moradias mais acessíveis à população, disparavam 7%, liderando as altas da sessão. Ativos do varejo e do setor de educação também apresentavam valorização. Os papéis mais negociados da Petrobras ainda perdiam 4,5%, mas mostravam certa recuperação em relação ao tombo de quase 7% na abertura.

No início da manhã, o dólar saltou acima dos R$ 5,40 e as ações de empresas brasileiras apresentaram fortes quedas no exterior nas negociações que ocorreram antes da abertura das Bolsas. Mais cedo, os papéis da Petrobras listados nos Estados Unidos chegaram a tombar mais de 10% nas negociações pré-mercado. O índice iShares MSCI Brazil ETF, o mais conhecido indicador das ações brasileiras no exterior, chegou a cair 5%, reportou a agência Reuters.

Analistas do mercado financeiro pontuaram que o desempenho dos indicadores financeiros mais importantes para medir a confiança de investidores na economia -Ibovespa, dólar e juros- dependerá das indicações do presidente eleito sobre a condução da economia e, além disso, da reação de Bolsonaro e de seus apoiadores à derrota.  "Existe um clima de incerteza porque o mercado espera a composição da base governista", afirmou Cristiane Quartaroli, economista do Banco Ourinvest.

Dólar cai e Bolsa sobe em virada do mercado após eleição de Lula (Foto: Pixabay)

Entre as principais preocupações de investidores com o governo de esquerda está a possibilidade de aumento dos gastos públicos. "Há um temor quanto ao futuro da economia do país dado que, obviamente, a [expectativa de] revogação do teto de gastos aumentaria o risco fiscal", comentou Jansen Costa, sócio da Fatorial Investimentos. 

Lula e Bolsonaro já demonstraram desgosto quanto ao teto de gastos, que limita o crescimento dos gastos públicos, sendo que o atual presidente afrouxou a regra para conseguir ampliar os gastos com benefícios sociais meses antes de iniciar sua campanha para tentar a reeleição. 

Indicações de nomes nos quais o mercado confia para a condução da economia seriam o principal antídoto para o nervosismo dos investidores, segundo Rodrigo Cohen, analista da Escola de Investimentos, repetindo o nome do ex-ministro Henrique Meirelles como um dos preferidos do mercado.

"O mercado abriu nervoso. Se Lula começar a anunciar bons nomes da equipe, isso pode ser positivo para a Bolsa. Caso indique Meirelles, a Bolsa pode ir para cima", comentou. Cohen também ressaltou que o silêncio do atual presidente sobre a decisão manifestada pela população nas urnas torna o ambiente para os negócios ainda mais tenso. "Ainda não tivemos nenhuma fala oficial de Bolsonaro", disse. 

Dólar cai e Bolsa sobe em virada do mercado após eleição de Lula (Foto: Reprodução/ Instagram)

No primeiro discurso como presidente eleito, Lula fortaleceu a perspectiva de um governo de coalizão, com um futuro mais estável para o Brasil, segundo os economistas Arminio Fraga, ex-presidente do Banco Central, e Edmar Bacha, um dos pais do Plano Real.

Investidores ampliaram na última sexta-feira (28) as vendas de ações com grande peso na Bolsa de Valores, enquanto reforçaram amplamente compras de papéis baratos ligados ao varejo e educação. Essa troca de ativos levou o Ibovespa a fechar o dia com ligeira queda de 0,09%, aos 114.539 pontos, acumulando perda semanal de 4,5%, na contramão da recuperação dos principais índices no exterior. 

No último dia de negociações antes do segundo turno das eleições presidenciais, o movimento no mercado doméstico foi interpretado por analistas como uma tentativa de investidores de incluírem em suas carteiras ações com maior potencial de valorização em caso de vitória de Lula.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES