Dr Pessoa quer fortalecer cultura local com projeto Arte Itinerante

Pré-candidato tem entre uma de suas pautas a descentralização da cultura

Dr Pessoa quer fortalecer cultura local com projeto Arte Itinerante | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Para impulsionar a dinâmica e a produção cultural na capital, o candidato a prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), pretende realizar espetáculos musicais e teatrais em praças públicas com o uso de caminhões-teatro. O projeto “Arte Itinerante” pretende propiciar a realização de oficinas e apresentações de teatro, cinema, música, dança e artes visuais dos artistas locais nas praças. Garantindo o fortalecimento das tradições, da sensação de pertencimento, bem estar e ganhos sociais com a geração de emprego e renda. 

“As ações de incentivo à cultura em Teresina são pontuais, de restrita abrangência e possuem dificuldades na gestão dos incentivos propostos, como é o caso da Lei A. Tito Filho. As ações mais significativas são promovidas pelo Estado e pela União por meio da Lei Rouanet. Esse investimento tende a se tornar mais que necessário pós-pandemia de coronavírus, já que os mercados de entretenimento e cultura foram um dos mais atingidos pela situação econômica e sanitária do país”, explica o candidato do MDB. 

Dr. Pessoa quer fortalecer cultura local com projetos culturais

Dr Pessoa destaca em seu plano de governo que existe a perda de algumas tradições culturais populares por falta de incentivos e políticas públicas. A infraestrutura dos espaços de apoio às manifestações culturais se encontra em condições precárias de uso por falta de manutenção e utilização contínua pelos artistas e população teresinense. “A gente percebe uma forte centralização desses equipamentos privando os cidadãos mais carentes ao acesso e uso dessas estruturas de apoio a cultura”, conclui Dr. Pessoa. 

Ainda como proposta de fortalecer e impulsionar a cultura na capital, Dr. Pessoa vai reativar o projeto de intervenções urbanas com pintura em grande escala nos prédios públicos e outros espaços de Teresina, incentivando, inclusive, a capacitação de atores envolvidos. 

Além do projeto “Arte Urbana em Teresina”, o candidato tem como plano a reativação do Salão da Fotografia realizado na casa da Cultura, bem como o Festival de Vídeo e artes plásticas. Criar um home estúdio para auxiliar na pré produção musical local, com proposta de inclusão social.  Dr Pessoa pretende revitalizar a Fundação Municipal Cultural Monsenhor Chaves para apoiar o fomento à cultura local, mediante incentivos e ações amplas e inclusivas de valorização das manifestações artísticas municipais. 

“Esses e outras propostas serão implementadas na minha gestão, bem como a qualificação dos profissionais da área da cultura por meio de workshops ministrados por artistas renomados em determinadas áreas de projetos ligados à Fundação Monsenhor Chaves.”, conclui o candidato à prefeitura de Teresina pelo MDB.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES