Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Dr Pessoa quer fortalecer cultura local com projeto Arte Itinerante

Pré-candidato tem entre uma de suas pautas a descentralização da cultura

Compartilhe

Para impulsionar a dinâmica e a produção cultural na capital, o candidato a prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), pretende realizar espetáculos musicais e teatrais em praças públicas com o uso de caminhões-teatro. O projeto “Arte Itinerante” pretende propiciar a realização de oficinas e apresentações de teatro, cinema, música, dança e artes visuais dos artistas locais nas praças. Garantindo o fortalecimento das tradições, da sensação de pertencimento, bem estar e ganhos sociais com a geração de emprego e renda. 

“As ações de incentivo à cultura em Teresina são pontuais, de restrita abrangência e possuem dificuldades na gestão dos incentivos propostos, como é o caso da Lei A. Tito Filho. As ações mais significativas são promovidas pelo Estado e pela União por meio da Lei Rouanet. Esse investimento tende a se tornar mais que necessário pós-pandemia de coronavírus, já que os mercados de entretenimento e cultura foram um dos mais atingidos pela situação econômica e sanitária do país”, explica o candidato do MDB. 

Dr. Pessoa quer fortalecer cultura local com projetos culturais

Dr Pessoa destaca em seu plano de governo que existe a perda de algumas tradições culturais populares por falta de incentivos e políticas públicas. A infraestrutura dos espaços de apoio às manifestações culturais se encontra em condições precárias de uso por falta de manutenção e utilização contínua pelos artistas e população teresinense. “A gente percebe uma forte centralização desses equipamentos privando os cidadãos mais carentes ao acesso e uso dessas estruturas de apoio a cultura”, conclui Dr. Pessoa. 

Ainda como proposta de fortalecer e impulsionar a cultura na capital, Dr. Pessoa vai reativar o projeto de intervenções urbanas com pintura em grande escala nos prédios públicos e outros espaços de Teresina, incentivando, inclusive, a capacitação de atores envolvidos. 

Além do projeto “Arte Urbana em Teresina”, o candidato tem como plano a reativação do Salão da Fotografia realizado na casa da Cultura, bem como o Festival de Vídeo e artes plásticas. Criar um home estúdio para auxiliar na pré produção musical local, com proposta de inclusão social.  Dr Pessoa pretende revitalizar a Fundação Municipal Cultural Monsenhor Chaves para apoiar o fomento à cultura local, mediante incentivos e ações amplas e inclusivas de valorização das manifestações artísticas municipais. 

“Esses e outras propostas serão implementadas na minha gestão, bem como a qualificação dos profissionais da área da cultura por meio de workshops ministrados por artistas renomados em determinadas áreas de projetos ligados à Fundação Monsenhor Chaves.”, conclui o candidato à prefeitura de Teresina pelo MDB.



Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar