Dr. Pessoa vai investir descontos com programa IPTU Verde

Pré-candidato quer implantar descontos progressivos do imposto para residências e edificações que investirem em sustentabilidade

Dr Pessoa quer implantar descontos progressivos do imposto para residências e edificações que investirem em sustentabilidade | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O candidato do MDB a prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, quer atribuir ao IPTU já existente a característica de extrafiscalidade para, além de arrecadar fundos ao Tesouro Público, incentivar condutas dos cidadãos para que possam cumprir objetivos com impactos positivos na sociedade e no meio ambiente. 

Com o IPTU Verde, as residências e edificações serão certificadas e obterão descontos progressivos de 5 a 20% no imposto. Com segmentos estabelecidos e suas respectivas pontuações, o cidadão vai dar entrada no pedido de Alvará na SDU correspondente, anexando formulário de cada uma das iniciativas e respectivas pontuações.

IPTU Verde vai dar descontos para residências e edificações que investirem em sustentabilidade

Os segmentos serão estabelecidos da seguinte forma: gestão sustentável das águas; eficiência e alternativas energéticas, projeto sustentável, redução nas emissões de gases de efeito estufa, dentre outras categorias serão implantadas. O teresinense vai dar entrada no pedido de Alvará na SDU correspondente, anexará nele o formulário com cada uma das suas iniciativas e a respectiva pontuação. 

“O município vai levar o teresinense ao protagonismo em soluções sustentáveis individuais, gerando impacto ambiental em escala, sem depender de grandes e onerosas obras públicas. O que a gente quer é incentivar o mercado de serviços e construções sustentáveis na capital, com geração de emprego, renda e reflexo direto na arrecadação de imposto sobre serviços, o ISS”, explica Dr. Pessoa. 

O candidato ainda afirma que a implementação do projeto será a partir do primeiro ano de mandato com efeitos fiscais no ano posterior. O período do desconto será de cinco anos. 

Dr. Pessoa (MDB) fará implantação do mapeamento das áreas de drenagem de águas, das matas com risco de incêndio e dos locais com relevo acentuado, adaptadas com a localização de habitações, edificações e loteamentos não autorizados, serão estabelecidas as áreas passíveis de desastres ambientais, por enchentes, deslizamentos de terra ou incêndios, dentre outras causas possíveis. 

“A gente quer evitar desastres ambientais como o que ocorreu no Parque Rodoviário em 2019 e na enchente desse ano no residencial Terra Prometida. Algumas áreas tem um sério risco de acidentes e será controlado na ocupação territorial, com regulação do uso e ocupação do solo e destinação para outros usos que não impliquem em edificações ou construção de casas”, explica o candidato do MDB.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES