e-Título não será emitido no dia da votação; tudo o que você precisa saber

Eleitores deverão baixar ou atualizar o aplicativo até o dia 1 de outubro, visto que a emissão do documento digital estará suspensa durante o pleito; veja mais detalhes

reprodução | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O e-Título, app disponível para celulares Android e iPhone (iOS), deve ser baixado ou atualizado pelo eleitorado antes do dia 2 outubro. Isso porque a emissão do título de eleitor digital será suspensa no dia das Eleições Gerais de 2022.

Assim, na data, usuários que não tiverem o aplicativo já instalado no smartphone não poderão utilizá-lo como identificação para votar. Ainda, também não poderão acessar algumas informações e processos do período eleitoral disponibilizados pelo serviço - como certidões de quitação e justificativas de ausência.

e-título pode ser baixado até o dia 1º de outubro (Foto: reprodução)

Depois disso, só será possível emitir o e-Título a partir do dia 5 de setembro - ou seja, três dias após a votação. Por isso, veja, a seguir, tudo o que você precisa saber sobre o e-Título, app desenvolvido pelo TSE.

É importante lembrar que apenas fazer o download da plataforma não é o suficiente. Isso porque, para gerar o documento digital, é necessário fazer o preenchimento de informações como “Nome”, “Data de Nascimento” e “CPF ou Número de Inscrição” antes do dia do pleito, a fim de validar o cadastro e liberar o uso do documento.

Além disso, segundo o TSE, é importante atentar-se à atualização do aplicativo com antecedência, pois o procedimento pode evitar problemas relacionados à sobrecarga do sistema. Afinal, caso muitas pessoas realizem o acesso de última hora, o serviço pode não funcionar corretamente e gerar transtornos ao eleitorado.

Vale ressaltar ainda que, na data da votação, será possível usar apenas o e-Título para votar. No entanto ,ele só será suficiente para as pessoas que já tenham realizado o recadastramento biométrico e que, portanto, tenham fotografia registrada no aplicativo. Por isso, aqueles que ainda não fizeram o cadastro da biometria devem levar documento oficial com foto para o local de votação, por questões de identificação.

Outra ferramenta importante do e-Título é a possibilidade de consultar o local de votação. Através dos dados registrados na Justiça Eleitoral, o eleitor consegue visualizar informações como “Seção” e “Zona”, além do nome do local, endereço e um mapa de como chegar até lá.

Para isso, basta instalar o app, realizar o cadastro e tocar em “Onde Votar”, na parte inferior da tela. Vale lembrar que não é mais possível fazer alterações de endereço ou trocar o local de votação, visto que o último dia para esse tipo de operação foi 4 de março de 2022. De acordo com o site do Tribunal Superior Eleitoral, o serviço será restabelecido em 8 de novembro de 2022.

Veja a nota do TSE sobre o assunto

Assim como foi feito no segundo turno de 2020, a emissão do e-Título não poderá ser realizada no dia da eleição. Tal medida visa ampliar a estabilidade do aplicativo que será utilizado, simultaneamente, por cerca de 30 milhões de pessoas. Importante ressaltar que as pessoas que emitirem o app antes da eleição poderão utilizar o e-Título normalmente. É importante emitir o documento digital com antecedência, de modo a evitar contratempos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES