Eduardo Paes e Crivella disputarão o segundo turno no Rio de Janeiro

O segundo turno será realizado em duas semanas, no dia 29, também um domingo

Eleições no Rio de Janeiro | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Eduardo Paes (DEM) e Marcelo Crivella (Republicanos) vão disputar o segundo turno das eleições municipais do Rio de Janeiro.Com 95,19% das urnas apuradas neste domingo (15) de votação, o ex-prefeito somava 37% dos votos válidos, contra 21,86% do sucessor, que tenta a reeleição e recebeu o apoio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

A previsão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é que a campanha recomece às 17h desta segunda-feira (16). A propaganda no rádio e na TV deve retornar na sexta (20). O segundo turno será realizado em duas semanas, no dia 29, também um domingo.

Um problema técnico no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) provocou uma lentidão na totalização dos votos nas eleições municipais, atrasando a apuração. Com isso, os candidatos deixaram o local onde acompanhavam a apuração antes do resultado e anunciaram entrevistas coletivas para segunda (16).

Antes de confirmar o resultado Paes agradeceu aos cariocas "que foram às urnas e me deram nesse primeiro turno o primeiro lugar", conforme apontava a parcial.

Crivella afirmou que o segundo turno é uma "nova eleição" e também agradeceu aos eleitores. Ele disse que a disputa será "eletrizante".

Eduardo Paes e Crivella disputarão o segundo turno no Rio de Janeiro André Melo Andrade/Immagini/Estadão Conteúdo e Reginaldo Pimenta/Agência O Dia/Estadão Conteúdo

Como os candidatos votaram

Crivella chegou para votar às 8h50 na Escola Municipal Sérgio Buarque de Holanda, na Barra da Tijuca. O prefeito foi acompanhado da mulher, a primeira-dama Sylvia Jane, e do filho Marcelo.

"O apoio que o presidente [Bolsonaro] me deu foi muito grande. O presidente teve uma coragem gigantesca em apoiar o Crivella, quando o PSL teve o Luiz Lima", disse o prefeito.

Paes chegou para votar às 10h30 no Gávea Golf Club, em São Conrado, Zona Sul do Rio.

O ex-prefeito também foi acompanhado da mulher e dos filhos. Mais cedo ele acompanhou o filho, que votou pela primeira vez nessas eleições.

"Primeiro eu queria agradecer a população. Nesses últimos 45 dias a gente andou pela cidade toda, discutiu o Rio, debateu o Rio, e hoje é o momento em que a população vem soberana para as urnas e decide quem vai ser o futuro prefeito da cidade”, disse Paes, que vai acompanhar a apuração dos votos de casa ao lado da família."

Perfis

Bacharel em Direito, Eduardo Paes, 51 anos, ingressou na política em 1996, quando foi eleito vereador pelo Partido da Frente Liberal. Em 1998, conquistou uma vaga de deputado federal.

Três anos depois, foi nomeado secretário do Meio Ambiente da cidade do Rio de Janeiro durante a gestão do ex-prefeito Cesar Maia e em 2002 foi reeleito deputado federal.

Em 2006, Paes concorreu ao governo do Rio de Janeiro, mas perdeu a eleição. Dois anos depois, em 2008, ele venceu a disputa para a Prefeitura do Rio e em 2012 foi reeleito no primeiro turno com 64% dos votos.

Em 2018, concorreu ao governo do Estado do Rio mais uma vez, mas acabou vencido por Wilson Witzel (PSC).

Crivella é carioca e tem 63 anos – nasceu em 9 de outubro de 1957. É bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd), cantor gospel e engenheiro civil.

Foi eleito em 2002 para o senado federal pela primeira vez, pelo antigo PL, atual PR. Foi reeleito em 2010, já pelo PRB, partido que ajudou a fundar. Foi ministro da Pesca e Aquicultura entre 2012 e 2014 no Governo Dilma.

Voltou ao Senado e pediu licença do cargo para concorrer à prefeitura pela terceira vez, após duas derrotas em 2004 e 2008. Em 2016, venceu a eleição no segundo turno contra Marcelo Freixo. Atualmente, está no partido Republicanos.




Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES