Elmano de Freitas é eleito governador no primeiro turno no Ceará

Candidato petista, lançado após racha entre seu partido e o PDT, superou Capitão Vagner e Roberto Cláudio e governará o estado nos próximos quatro anos

elmano | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O advogado e deputado estadual Elmano de Freitas (PT), 52, foi eleito governador neste domingo (2) no primeiro turno no Ceará, com 53,82%. Elmano focou sua campanha em prometer melhorias na educação, com mais escolas em tempo integral, e na saúde, com a criação de hospitais do câncer no interior do estado.

Elmano Freitas é eleito governador do Ceará 

O primeiro turno no Ceará foi marcado pelo racha entre PDT e PT, que há 16 anos mantinham aliança para o comando do governo do estado.

A indicação de Roberto Cláudio como candidato do PDT, em detrimento à governadora Izolda Cela (sem partido), fez o PT desembarcar da parceria com o aliado histórico e lançar Elmano de Freitas com o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ex-governador Camilo Santana.

Cela deixou o PDT em agosto e se manteve neutra na campanha até a última semana, quando declarou apoio a Elmano. Ciro Gomes chegou a falar em entrevistas que recebeu "uma facada nas costas", se referindo ao fim da aliança.

Além de romper com Camilo Santana, Ciro não teve apoio dos irmãos, o senador Cid Gomes (PDT) e o prefeito de Sobral, Ivo Gomes (PDT), na campanha de Roberto Cláudio. Ambos apareceram publicamente ao lado de Camilo.

Elmano tem histórico de atuação na defesa de movimentos sociais, como o MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) e tem no currículo derrotas para a prefeitura de Fortaleza em 2012 (para Roberto Cláudio) e para a prefeitura de Caucaia, na região metropolitana da capital cearense, em 2020.

Ele foi secretário de educação de Fortaleza no segundo mandato da ex-prefeita Luizianne Lins (2005-2012) em uma gestão marcada por greve dos professores.

Em segundo lugar na disputa ficou o policial militar da reserva e deputado federal Capitão Wagner (União Brasil), 43.

Capitão Wagner evitou, como na campanha derrotada para a prefeitura de Fortaleza em 2020, aliar a sua imagem ao presidente Jair Bolsonaro (PL), apesar de seu vice, o ex-deputado federal Raimundo Matos, ser do PL e de em lives Bolsonaro pedir voto a Wagner.

Ele teve derrotas na candidatura a prefeito de Fortaleza em 2016 e 2020, mas foi em 2018 o deputado federal com maior votação do Ceará.

Roberto Cláudio, médico e ex-prefeito de Fortaleza, ficou na terceira colocação.

Também participaram da disputa os candidatos Chico Malta (PCB), Serley Leal (UP) e Zé Batista (PSTU).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES