Entrevista com candidato a deputado federal Samorone (PRP)

Confira a entrevista na íntegra.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta quinta-feira (20), o programa da Rádio Jornal Meio Norte 90.3, Banca de Sapateiro, com o apresentador Arimatéria Carvalho, apresentaria um debate com candidatos a deputado federal, discutindo os temas: emprego e desenvolvimento. Porém, a coligação “O Piauí tem jeito sim”, do partido PSC, por meio de sua coordenação, optou por não mandar representante para a discussão. Segundo a assessoria do Candidato Nielsen moura (PSL), o mesmo não poderia estar presente no debate por se encontrar em uma viagem.

O Candidato Samarone (PRP), pela coligação “Resistência Piauí I”,  esteve nos nossos estúdios e foi entrevistado por 11 minutos pelo apresentador Arimatéria Carvalho dentro do tema proposto pelo debate.

Confira a entrevista na íntegra:

Pergunta: O desemprego, candidato Samarone, é hoje um dos principais problemas apontoados pelos piauienses nas pesquisas que são feitas, junto com a saúde e a segurança. Se eleito para deputado Federal, que propostas você tem para diminuir ou amenizar o desemprego no Brasil, em especial no Piauí? Bom dia.

Resposta: Bom dia Ari, bom dia amigos ouvintes da Rádio Meio Norte. Um de nossas bandeiras é justamente a questão da geração de emprego. Até porque sou empreendedor e andando pelo Piauí como tenho feito ultimamente, vejo que se questionava muito essa questão da saúde e educação. Não que deixaram de ser prioridade, mas o fator “desemprego”  é o que encadeia mais e que também maximiza a questão da segurança. Infelizmente esse desemprego não é só no Piauí. Mas uma de nossas bandeiras seria diminuir. Como fazer isso? por exemplo, eu venho da região norte, que é uma região com grande potencial turístico, no qual é público e notório. Acredito que você volta em meia visite nosso litoral e digo que lá tem um grande potencial turístico e que se fosse no estado do Ceará ou no Maranhão, eles seriam explorados com mais veemência, geraria mais empregos. Parnaíba tem lagoas lindas e as pessoas saem para banhar naquela lagoa azul de Jericoacara. Eu acredito  que nossas lagoas são mais bonitas que aquela. Agora, infelizmente o poder público ainda não reparou para nosso potencial turístico. acredito que través do turismo temos como potencializar pelo menos a região norte. 

O tabuleiro litorâneo também é algo que deve ser explorados, pois nós temos água suficiente ali para competir com Petrolina, como aquela cidade do Ceará que quase todos nós da região norte compramos verduras e frutas lá.  Parnaíba já foi um dia a maior bacia leiteira de todo o Estado do Piauí. Hoje perdemos para um município chamado brejinho. Ou seja, está faltando política públicas, gestores que tenham coragem de olhar para problema e resolver. Não tá difícil. Nós temos os extrativismo natural, temos como potencializar a agricultura familiar. Acredito que o agronegócio também não podemos deixar de lado, ali na regia Sul,mas também pequeno produtor.

Essas são soluções emergenciais. Além de dizer a industria e incentivos fiscais. Eu te falo logo  o que pode ser resolvido a curto prazo, que seria  explorar mais o turismo, bacia leiteira e criação de novos empregos no que diz respeito a industria no estado dopai, que tem grande potencial devido a geografia.

Pergunta: Candidato, o senhor citou casos concretos de potenciais econômicos que não estão sendo explorados. Eu gostaria de focar no turismo, porque de fato tempos um litoral curto, muito bonito e com potencial. Em cajueiro da praia, muito resorts se instalar e estão atraindo pessoas do mundo até. Na sua avaliação, o que faltou e o que falta para  a gente alavancar essa industria limpa e produtiva, que gera muitos empregos que é o turismo? 

Resposta: Você tem que potencializar a propaganda. Você acredita que o estado do Ceará ele tem no turismo um potencial muito grande. Hoje eu que moro em paraíba, se quiser viajar para São Paulo, mais fácil eu pegar um avião em Jijoca, se torna mais barato a passagem do que eu pegar em Teresina? o Estado se envolveu como um todo. Acredito que possa haver algum incentivo fiscal no que diz respeito a combustível de aviação. que tornou a passagem mais barata. 

Nós temos um potencial turístico que é explorado em final de ano, carnaval e nas férias juninas. Não é algo que tem sempre. E isso sempre aumenta os custos com que faz que fica inviável e diminui o potencial turístico.  O governo do Estado devia incentivar em propaganda, pois como você falou, o litoral é muito bonito. As pessoas querem visitar o Piauí, mas não tem incentivos do governo.

Pergunta: O senhor como candidato da região norte do Piauí, esses aspectos serão um dos destaques da sua campanha?

Resposta: Seria uma das nossas bandeiras que lutaremos. No incentivo fiscal, no aeroporto internacional que vai ajudar no mecanismo do turismo e demais coisas como também a implantação  de industrias. Aquele porto de Luís Correia-essa foi a única eleição que não o mencionado o retorno daquelas obras- porque não fazer ali uma  Marina? porque não transformarem uma grande Marina? vamos transformar em algo que realmente seja possível. Então, só está faltando coragem, e diga-se de passagem, essa é a única eleição que não foi mencionado a retomada das obras do  porto de Luís Correia. 

Pergunta: Candidato Samarone, a questão do primeiro emprego requbrmuita atenção.  Mas a maioria não tem qualificação.  Com oferecer o primeiro emprego para jovens desqualificados? você pensou no jovem desempregado ?

Resposta: Um dos nossos pensamentos é justamente nos jovens. Eu já vi algumas ideias em governos vizinho nossos, como o do Maranhão.  Eu já vi algumas ideias em governos vizinho nossos, como o do Maranhão,  eles sempre incentivam o primeiro emprego e o governo do estado entra parcela e o empreendedor outra. O empresário vai ter uma mão de obra mais barata e acredito que essa parceria que vai dar certo. Uma vez que não temos potencial para dar emprego para esses jovens. Governo do estado deveria fazer junto com o governo municipal para dar esse inventivo, pois daria o empregaria o jovem e ainda o qualificaria.

Pergunta: O senhor esteve no sul do estado. Quais são os principais problemas que você percebeu como poderia ajudar o povo do sul?

Resposta: Ali temos que incentivar mais o extrativismo, quer seja natural ou mineral, pois a região é rica em mineral. E aparte também da pecuária familiarr. Eu estive em Cristino Castro, tive a oportunidade de conhecer o poço violeta que jorra água a 50 metros de altura. Eu não vi aquela água sendo utilizada. Acredito que uma água daquela não pode ser desperdiçada Ela poderia ser utilizada na irrigação, piscicultura ou algo do tipo. Isso seria um dos incentivos para aquela região. Diga-se de passagem que o sul do Piauí é lindo, mas pouco assistido. 

Considerações finais: Candidato, você tem 30 segundos para pedir seu voto e se despedir de nosso audiência.

Candidato:

Eu só tenho a agradecer a rádio Meio Norte para poder expor nossas bandeira. Candidato Samarone é um candidato íntegro, sério e que nunca se envolveu com corrupção. Uma pessoa que realmente posso representar o povo do estado do Piauí. E queria pedir o voto, votar Samorone, número 4444. Obrigado Ari. 

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES