Ex-governador Flávio Dino (PSB) é o novo senador do Maranhão

Ex-juiz e um dos principais apoiadores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Nordeste, o ex-governador deixou o cargo para concorrer ao Senado

Ex-governador Flávio Dino (PSB) é o novo senador do Maranhão | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

O ex-governador Flávio Dino (PSB), 54, foi eleito senador pelo estado do Maranhão (MA) neste domingo (2). Com 75% das urnas apuradas, ele obtém 60,04% dos votos válidos, excluídos brancos e nulos. Dino derrotou Roberto Rocha (PTB), que tentava a reeleição e ficou em segundo lugar, com 37,63% dos votos válidos.

Ex-juiz e um dos principais apoiadores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Nordeste, o ex-governador deixou o cargo para concorrer ao Senado. Ele é cotado para assumir o Ministério da Justiça se Lula voltar ao Palácio do Planalto.

Dino derrotou Roberto Rocha (PTB), que tentava a reeleição e ficou em segundo lugar, com 37,63% dos votos válidos - Foto: Reprodução

Natural de São Luís (MA), é advogado e professor de direito da Universidade Federal do Maranhão. Foi juiz federal por 12 anos e exerceu cargos de secretário‐geral do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e assessor da presidência do STF (Supremo Tribunal Federal).

O primeiro cargo eletivo do ex-governador foi como deputado federal, em 2006. Em 2014, elegeu-se governador do Maranhão, após ter tentado ser eleito em 2010 e te saído derrotado por Roseana Sarney (MDB) no primeiro turno.

Reelegeu-se em 2018, ano em que apoiou inicialmente a candidatura de Lula, preso no Paraná e, em seguida, a de Fernando Haddad, que substituiu o petista na disputa daquele ano. Dino beneficiou-se da popularidade de Lula no Nordeste e conseguiu, com isso, derrotar Roseana a encerrar hegemonia dos Sarney no estado.

Dino iniciou sua carreira política do PCdoB, partido ao qual deixou em 2021 para filiar-se ao PSB.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES