George Magno, candidato do PSOL ao Senado, promete fazer mandato combativo

Candidato do PSOL ao Senado, George Magno, foi entrevistado nesta quarta-feira, 31.

Sabatina com o candidato George Magno, do PSOL | Mayara Dias
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O candidato ao Senado George Magno (PSOL) foi sabatinado nesta quarta-feira, 31, no Programa Notícias da Boa da TV Rádio Jornal Meio Norte. Ele agradeceu ao Grupo Meio Norte pela oportunidade de propor suas ideias aos eleitores, já que no horário eleitoral gratuito, seu partido é contemplado com um tempo muito pequeno.

Natural de Teresina, George Magno é advogado e mora em Piripiri e participa pela primeira vez de uma disputa eleitoral e confessa que os desafios são grandes. "Nosso partido não tem um Fundo Eleitoral do tamanho dos outros e ai temos que ser criativos para que nossa mensagem possa chegar ao eleitorado", disse.

A série de entrevistas com candidatos ao Senado é realizada pelas jornalistas Cinthia Lages e Apoliana Oliveira. Na entrevista, George Magno disse vem com muita garra, está conversando com os eleitores na rua e garantiu: "Em nenhum momento vou desistir do Piauí e do Brasil Vou lutar contra a falta de esperança", disse.

O PSOL se mantém fiel aos seus princípios e o candidato disse que o sistema eleitoral hoje não é favorável a partidos como o PSOL. "Esse sistema eleitoral não foi feito para que partidos como o PSOL consiga destaque, mas estamos na luta por uma reforma política para que a disputa seja mais equitativa", disse, citando o fundo eleitoral bem menor que outras agremiações.

Candidato George Magno no programa Notícias da Boa (Mayara Dias)

Defesa de renovação do Congresso

O candidato declarou ser contra o financiamento de campanha política com dinheiro público e trata-se de um tema complexo. "Não somos a favor desse fundo, mas uma vez aprovado, e precisando desse recurso, queremos mostrar ao Piauí que podemos mudar essa realidade", disse, esclarecendo ainda ser contrário ao orçamento secreto por ferir o princípio constitucional da transparência. No entanto, segundo ele, sem uma mudança no Congresso Nacional, este orçamento secreto vai permanecer. "Então é necessário renovar o Congresso Nacional".

O PSOL, segundo o candidato, tem bandeiras claras, defende as comunidades tradicionais, pretos, pardos. "Defendemos a questão de gênero, o protagonismo de mulheres, negros, comunidades tradicionais e atualmente vivemos num perigoso clima de polarização política e quem mais sofre nesse cenário é a população. Estamos num período conturbado", disse, enfatizando que a palavra de ordem é acolhimento.

Não ao cargo de senador vitalício

A falta de comunicação da classe política com os negros foi questionado e o candidato disse que é membro fundador das comunidades tradicionais. Na entrevista, ele criticou o fato como o agronegócio chegar aos municípios com a promessa de desenvolvimento financeiro, mas esse dinheiro vindo do agro não fica nos municípios, pois a população continua com as mesmas dificuldades. 

O candidato também fez críticas ao racismo estrutural que precisa ser combatido e isso acaba na questão de luta de classe. "Os negros estão na posição mais baixa da pirâmide social. Queremos combater isso e vamos defender os pretos e as comunidades quilombolas", disse.

O candidato manifestou ser contra o cargo de senador vitalício, proposta que vem à tona em alguns momentos como o atual, cujo fim é proteger presidentes da República que deixaram o mandato. "Sou contra a reeleição. Não aceitaria esse cargo de senador vitalício para proteção de pessoas que tiveram mandato e estão sendo investigados por sua conduta e, portanto, sou contra o cargo de senador vitalício", declarou.

Candidato ao Senado, George Magno - PSOL (Waldelúcio Barbosa)

Fortalecimento do SUS

Se eleitor for, George Magno disse que defenderá a advocacia. Mas a defesa da classe não vai se sobrepor aos interesses da sociedade. "No Congresso Nacional, os interesses da população estarão em primeiro lugar", disse, enfatizando que não vai fazer parte de jogo e negociações políticas e entre suas principais propostas estão o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), reforma educacional de forma a permitir que os alunos tenham acesso e permaneçam na escola, principalmetne os estudantes negros e de comunidades tradicionais. "Na área tributária, temos que diminuir o tributo sobre os produtos que compõem a cesta básica para garantir o acesso a alimentação", explicou.

Ao ser convidado para analisar o perfil da bancada piauiense no Senado, George Magno disse respeitar a todos e questional qual o grande projeto de lei apresentado e aprovado por um senador piauiense e garantiu que, se eleito, vai ser atuante, pois não pretende exercer um papel figurativo no Senado.

O candidato  destacou ainda que o PSOL tem candidaturas coletivas, propostas elaboradas levando em conta as demandas sociais. Na sabatina, ele falou ainda os destaques do PSOL, como o prefeito de Belém, Edimilson Rodrigues, o deputado Glauber Braga, a deputada Fernanda Melquiona, Luiza Erundina e Guilherme Boulos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES