Gessy Fonseca é sabatinada por outros candidatos no Jornal Agora

Apresentado pelo jornalista Amadeu Campos, o formato é inédito na tv brasileira.

Gessy Fonseca | Efrém Ribeiro
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na edição do 'Jogo do Poder' desta terça-feira, 20 de outubro, foi dado andamento a sabatina 'Bate Rebate, o Debate', em que os candidatos à Prefeitura de Teresina fazem perguntas ao adversário convidado. A quinta confrontada foi a candidata do PSC, Gessy Fonseca. Apresentado pelo jornalista Amadeu Campos, o formato é inédito na tv brasileira. Na ocasião, ele defendeu a taxação das fortunas e um IPTU progressivo, quem tem mais paga mais, e quem tem menos paga menos ou sequer paga.

Iniciando a sabatina, Dr Pessoa (PSD) questionou sobre o microempreendedorismo. "Temos uma gestão que não incentiva o microempreendedor e o trabalhador, travou a economia e prejudicou o comércio, vamos apoiar o microempreendedor, facilitar o crédito, através do Banco Popular com o intuito de fortalecer a economia da nossa cidade, e também capacitando", disse Gessy Fonseca. 

Fábio Abreu (PL) perguntou a candidata sobre a ação da Prefeitura de Teresina na pandemia, questionando a sua opinião sobre a atual gestão. "Temos muitas pessoas em Teresina passando fome, passando necessidade, em torno desse lockdown exagerado, onde não se dialoga com a população, tiveram medidas excessivas, ditatoriais, que não se preocupou com o teresinense", frisou. 

Gessy Foseca é sabatinada por outros candidatos no Jornal Agora (Efrém Ribeiro)

O candidato do PT, Fábio Novo, questionou Gessy sobre a economia, como ela pretende fazer a retomada econômica. "Vou trabalhar para que Teresina seja a capital das oportunidades, movimentando a economia, gerando emprego e renda, desde o menor aprendiz, capacitando mulheres, idosos, vamos dar todo o apoio e incentivo para você que quer empreender, vamos facilitar o acesso ao crédito", sinalizou.

Fábiio Sérvio (PROS) perguntou sobre a proposta da candidata para combater a corrupção. "É um compromisso meu, todos que participarem da gestão Gessy serão fiscalizados minunciosamente, temos esse compromisso de combater a corupção de maneira ordenada, incisiva", disse. 

Gervásio Santos (PSTU) perguntou se não seria ideal pegar o orçamento da Prefeitura e aplicar em obras públicas. "O senhor tem a visão da política atual, que não tem a visão do empreendedorismo, temos o compromisso de destravar a economia de Teresina. Vamos fortalecer e movimentar através de vários setores, construção civil, hortas comunitárias, temos uma política de inclusão para trabalhar o desenvolvimento econômico de Teresina", frisou. 

O candidato Kleber Montezuma (PSDB) não enviou a pergunta e foi sorteado o tema segurança. "Segurança é uma competência do município, Teresina hoje está com índices altíssimos de violência, o trabalhador não tem mais sossego, temos o compromisso de fazer Teresina mais segura, ter segurança para trabalhar e até mesmo ficar em casa, vamos levar a Guarda Municipal para o seu bairro, vamos aparelhar essa Guarda com câmeras e vigilância, drones, trazendo a tecnologia ao nosso favor", disse Gessy. 

Lourdes Melo (PCO) disse que Gessy é mais uma candidata da direita que promete mundos e fundos, que é uma santa na terra, mas que esconde que é bolsonarista, questionando se a candidata for eleita vai pagar o salário mínimo. "Candidata não sou uma santa, mas tenho um histórico de vida pautado na verdade, na honestidade, sou comerciante, sou geradora de emprego e renda nessa cidade, e tudo que for de responsabilidade da Prefeitura na valorização dos profissionais terá a valorização, será respeitado, será honrado", frisou. 

Lucineide Barros (PSOL) questionou se é possível gerar trabalho digno para os pobres enquanto a renda continua concentrada. "Sua fala mostra que a senhora não entende nada da economia, nada de empreendedorismo, o empreendedorismo será sim uma bandeira na minha gestão, tem inclusive um papel muito importante no combate da violência^à mulher, dando a mulher a oportunidade de ter sua renda e se livrar do agressor", disse. 

Major Diego Melo (Patriotas) perguntou sobre os projetos da candidata no agromegócio. "Hoje o que consumimos de frutos da terra vem de Estados vizinhos como Ceará, mais de 70% vem de fora, eu vou fortalecer a agricultura familiar, dar incentivo, capacitação, vamos enfrentar o micro, pequeno e médio produtor rural, vamos ter também um produto mais barato na nossa mesa, vamos fortalecer as associações, você que é produtor terá todo incentivo", sinalizou. 

Mário Rogério (Cidadnia) questionou o que ela fará com as aulas presenciais na Prefeitura. "Candidato, a falta de aulas presenciais vão além da pandemia, porque os professores estão em greve há vários meses, isso é um reflexo da falta de valorização dos profissionais, é preciso sim terem medidas de afastamento, mas há a possibilidade de fazer isso, precisa muito mais de tirar as crianças da sala de aula e sim ter atenção com a educação", disse. 

Pedro Laurentino (UP) perguntou a candidata sobre sua proposta de zerar o déficit habitacional de Teresina. "Esse é um problema por conta da urbanização desequilibridada, vamos fazer o processo e adensamento, a Prefeitura colocou as famílias em reuniões distantes, afastadas, vamos intensificar esse processo de adensamento, trabalhando com construções verticiais, e temos sim o projeto de reduzir o déficit, com a reforma e construção de novas moradias", defendeu. 

Simone Pereira (PSD) perguntou caso a candidata se eleja, como formará sua equipe de trabalho. "O critério que deveria ser adotado por todas as gestões, pessoas técnicas, capacitadas, nossa gestão não terá favorecimento, sempre com o objetivo de fazer o melhor por Teresina", afirmou.

Assista a sabatina na íntegra:



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES