Instituto Amostragem divulga pesquisa para prefeito de Valença do PI

A pesquisa foi encomendada pelo PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), sendo registrada no TSE no dia 27 de outubro com o número: PI-08755/2020

pesquisa | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Levantamento do Instituto Amostragem realizada entre os dias 28 a 30 de outubro com 300 eleitores nas zonas rural e urbana de Valença do Piauí mostra a candidata Carmelina do Ó (PTB) na liderança com 41,67% das intenções de votos válidos na pesquisa estimulada, ou seja, quando é apresentado o disco com o nome dos candidatos à Prefeitura do município. Na sequência aparece Marcelo Costa (PP) com 37,92% e a candidata Ceiça Dias (SDD) com 20,42% das intenções neste recorte. A margem de erro é de 5,54% para mais ou para menos; o nível de confiança é de 95%.

Na pesquisa estimulada a candidata Carmelina do Ó (PTB) também aparece na primeira posição 33,33%; em seguida aparece Marcelo Costa (PP) com 30,33%. A candidata Ceiça Dias (SDD) ficou na terceira posição no levantamento com 16,33% das intenções de votos. Os entrevistados que não souberam ou não opinaram somam 14%; aqueles que indicaram que votariam em branco ou nulo chegam a 2%. Ao todo, 4% dos entrevistados afirmaram que não votariam em nenhum dos candidatos.

A pesquisa foi encomendada pelo PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), sendo registrada no TSE no dia 27 de outubro com o número: PI-08755/2020.

ESPONTÂNEA – Na pesquisa espontânea, ou seja, quando não é apresentado o disco com o nome dos candidatos aos entrevistados, a candidata Carmelina do Ó (PT) tem 29,33% das intenções de voto, na sequência aparece o candidato Marcelo Costa (PP) com 24,67%. A candidata Ceiça Dias (SDD) tem 15% neste recorte. Não souberam ou não opinaram soma 25,67%; os entrevistados que afirmaram que votariam em branco ou nulo chegam a 2%. Já aqueles que indicaram que não votariam em nenhum candidato ou ninguém atinge a marca de 3,33%.

Eleitores de Carmelina são os mais decididos da intenção de voto.

O Instituto Amostragem ainda mensurou a firmeza da intenção de voto estimulada para prefeito. Neste sentido, os entrevistados que demonstraram a intenção de votar na candidata Carmelina do Ó são os que estão mais decididos, 83% afirmaram que não mudam para outro candidato; 14% indicaram que ainda podem mudar e 3% não souberam ou não opinaram.

Por sua vez, entre os entrevistados que afirmaram que votarão em Ceiça Dias, 77,55% indicaram que não mudam de candidata, 16,33% afirmaram que ainda podem mudar e 6,12% não souberam ou não opinaram.

Já entre os eleitores entrevistados que afirmaram que irão votar em Marcelo Costa, 71,43% disseram que não mudam de candidato, 21,98% indicaram que ainda podem mudar e 6,59% não souberam ou não opinaram.

Carmelina tem a menor rejeição e Ceiça Dias a maior

A pesquisa do Instituto Amostragem ainda mensurou a rejeição estimulada dos candidatos à Prefeitura de Valença do Piauí com os entrevistados; neste recorte, a atual prefeita Ceiça Dias (Solidariedade) possui a maior rejeição: 55,67%; em seguida aparece Marcelo Costa (Progressistas), que é rejeitado por 16,33% dos entrevistados. A candidata do PTB, Carmelina do Ó, possui a menor rejeição entre os concorrentes ao Executivo municipal, segundo o levantamento, com 10,33%. Outros 18,33% indicaram que não rejeitam nenhum dos nomes; 1,33% afirmaram que votariam em branco ou nulo, e 4% não sabem ou não opinaram.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES