Instituto IPPI divulga última pesquisa para o Governo do Piauí; números!

Rafael Fonteles (PT) lidera com 52,66% dos votos válidos; em segundo lugar Silvio Mendes (UB) soma 43,21%

Instituto IPPI divulga última pesquisa para o Governo do Piauí | Reprodução/Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Instituto IPPI divulgou uma nova pesquisa para o Governo do Piauí neste sábado (01), na véspera das eleições 2022. É a última antes do primeiro turno. O candidato  Rafael Fonteles (PT) ampliou a vantagem na disputa pelo Palácio de Karnak na pesquisa de intenção de voto estimulada, considerando somente os votos válidos, ou seja, quando se exclui os brancos, nulos e indecisos.

Os dados apontam que Rafael Fonteles mantém a liderança com 52,66%; o cenário indica para uma possibilidade de vitória em primeiro turno para o petista. O levantamento foi feito com 2000 eleitores entre os dias 25 e 29 de setembro em 90 municípios piauienses. A margem de erro é de 2,19 pontos percentuais para mais ou para menos.

Leia Mais

Rafael Fonteles (PT) lidera com 52,66% dos votos válidos; em segundo lugar Silvio Mendes (UB) soma 43,21% Silvio Mendes (União Brasil) vem na sequência com 43,21% das intenções de votos válidos. A diferença entre Rafael e Silvio é de 9,45%.

Cabe indicar que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) considera os votos válidos para divulgar o resultado das eleições no País. A eleição é decidida no primeiro turno quando um dos candidatos recebe mais da metade dos votos válidos. Ou seja, 50% mais um.

Gessy Lima (PSC) aparece com 1,59% dos votos válidos e é a terceira colocada do levantamento. Coronel Diego Melo (PL), que desistiu de sua candidatura, soma 1,06% dos votos válidos.

O candidato Gustavo Henrique (Patriota) tem 0,53%; Geraldo Carvalho (PSTU) tem 0,41%; na sequência aparece Lourdes Melo (PCO), registrando 0,29%.

A candidata Madalena Nunes (PSOL) soma 0,17% dos válidos; seguida por Ravenna Castro (PMN) com 0,06%.

Na estimulada, Rafael tem 44,6% e Silvio 36,6%

Quando se consideram os brancos, nulos e indecisos, o cenário mostra o candidato petista Rafael Fonteles com 44,6% das intenções de voto estimulada. Ele é seguido pelo candidato Silvio Mendes (União Brasil), que aparece com 36,6% da intenção de voto estimulada, ou seja, quando são apresentados os nomes dos concorrentes aos entrevistados. A diferença entre os dois é de 8 pontos percentuais.

Em terceiro lugar aparece Gessy Lima (PSC) com 1,35%. O então candidato Coronel Diego Melo (PL), que desistiu para apoiar Silvio Mendes, soma 0,90%.

O candidato Gustavo Henrique (Patriota) é o quinto colocado na pesquisa, alcançando 0,45% das menções; na sequência vem o professor Geraldo Carvalho, que é filiado ao PSTU, com 0,35%.

A candidata Lourdes Melo (PCO), registrou no levantamento 0,25% das intenções de voto. A pleiteante do PSOL, Madalena Nunes obteve 0,15%. Por fim, a candidata Ravenna Castro (PMN) foi mencionada por 0,05% dos entrevistados.

Os eleitores que responderam nenhum dos candidatos a governador somam 5,15%. Os indecisos são 8,5%; brancos e nulos representam 1,65%.

Na espontânea, Rafael também é líder

Na pesquisa espontânea, ou seja, quando não é disponibilizada a lista com os pleiteantes ao Governo do Piauí para os entrevistados, o petista Rafael Fonteles também está na liderança, com 25,85% das intenções de voto. Ele é seguido pelo candidato Silvio Mendes (União Brasil), que aparece com 21,3% da intenção de voto espontânea.

Também foram mencionados neste recorte: o ex-governador Wellington Dias (que é candidato ao Senado) com 2,1%; Lula, que é candidato a presidente, com 1,15%; Coronel Diego Melo (PL) com 0,40%; Gessy Lima (PSC) 0,35%; Joel Rodrigues, que é candidato ao Senado e não ao Governo, com 0,30%; Elmano Ferrer, que concorre a uma vaga na Câmara, 0,10%; Bolsonaro (PL), que disputa a reeleição à presidência, com 0,10%; Wilson Martins (PT), que na verdade disputa uma vaga de deputado federal, com 0,10%; Lourdes Melo (PCO) 0,05%; e o ministro Ciro Nogueira, com 0,05%.

Os eleitores que responderam nenhum dos candidatos a governador somam 1,55%. Os que não sabem/não opinam somam 45,35%; brancos e nulos representam 1,20%.

FICHA TÉCNICA - A pesquisa do Instituto IPPI Pesquisas e Consultoria foi feita de 25 a 29 de setembro em 90 municípios do Piauí nas 12 microrregiões. A margem de erro é de 2,19% e o nível de confiança da amostra é de 95%. O levantamento está registrado no TRE sob o número PI - 00380/2022.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES