Luis Arce toma posse como presidente da Bolívia

A cerimônia de posse ocorreu um ano após a renúncia de Evo Morales, que ficou quase 14 anos no poder.

Luis Arce toma posse como presidente da Bolívia | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente eleito na Bolívia, Luis Arce, tomou posse neste domingo (8), ao lado do vice David Choquehuanca. Em seu discurso de posse, ele pregou a união, exaltou a democracia e afirmou que este é o início de uma nova etapa na história do país. As informações são do G1.

Arce, ex-ministro de Morales e considerado o "cérebro" das reformas econômicas, obteve 55,1% dos votos válidos. Seu principal rival na disputa, o ex-presidente Carlos Mesa, atingiu 29% dos votos, e se recusou a reconhecer a derrota.

A cerimônia de posse ocorreu um ano após a renúncia de Evo Morales, que ficou quase 14 anos no poder.

Luis Arce (à esquerda) e David Choquehuanca (à direita) - Foto: AFP

Discurso

A cerimônia ocorreu na sede da Assembleia Legislativa. Em seu discurso de posse, Arce, falou sobre o triunfo da democracia através do voto e ressaltou que os eleitores escolheram a paz e a estabilidade.

"A partir de 10 de novembro de 2019, depois de 21 dias em que se escamoteou a vontade popular expressada nas urnas, Bolívia foi cenário de uma guerra interna e sistemática contra o povo, especialmente os mais humildes", afirmou.

"Se espalhou morte, medo e discriminação. Encrudesceu o racismo e se usou a pandemia para prorrogar um governo ilegal e ilegítimo", afirmou Arce.

"Não é o ódio que impulsiona nossos atos, mas uma paixão pela Justiça", afirmou.

"Este 8 de novembro de 2020 iniciamos uma nova etapa na nossa história, e queremos fazer um governo que seja para todas e para todos,s em discriminação de nenhuma natureza", declarou o presidente.

Arce citou a pandemia e disse que o país retrocedeu em relação a conquistas recentes, com queda do Produto Interno Bruto de 11%. Depois, acusou o governo provisório de má gestão durante a crise econômica provocada pelo coronavírus.

O vice-presidente David Choquehuanca falou antes de Luis Arce. Choquehuanca citou os indígenas da Bolívia e os povos originários e pregou a união, falando sobre "conciliar ideias da direita e da esquerda”.

Bolivianos reunidos em frente à Basília de São Francisco (Foto: AFP)

'Novo tempo'

Antes da posse, Arce afirmou que a Bolívia "inicia um novo tempo" e agradeceu aos eleitores em uma publicação em uma rede social. "#Bolivia inicia um novo tempo. Agradecemos às mulheres e aos homens bolivianos que de todo o país nos acompanham na ascensão ao comando presidencial", escreveu.

Em uma rede social, Evo Morales, exilado na Argentina, escreveu que hoje "é um dia histórico".

"Hoje, 8 de novembro, é um dia histórico para a posse de @LuchoXBolivia e a recuperação da democracia exatamente um ano após o motim policial em 8 de novembro de 2019. Vencemos a batalha apenas com a consciência do povo, sem violência", escreveu.

O ex-presidente declarou que voltará à Bolívia na segunda-feira (9), esperando não haver problemas jurídicos na sua entrada no país. A renúncia de Morales ocorreu em meio a uma mobilização social que, somada ao motim de grande parte dos policiais bolivianos e ao pedido de renúncia feito pelas Forças Armadas, acabou por destituí-lo do poder.

Assembleia Legislativa da Bolívia durante posse do presidente Luis Arce — Foto: AFP 

Líderes na posse

Vários chefes de estado acompanharam a cerimônia, como o presidente da Argentina, Alberto Fernández, o chanceler da Venezuela, Jorge Arreaza, além do ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Yavad Zarif, que já se reuniu com Arce e Choquehuanca, segundo a rede de notícias Telesur.

O rei espanhol Felipe VI também está em La Paz, ao lado do vice-presidente e líder do Podemos, Pablo Iglesias. Também comparecem à cerimônia uma delegação dos Estados Unidos (EUA) chefiada pelo subsecretário da Fazenda para Assuntos Internacionais, Brent Mclntosh.

Iván Duque, presidente da Colômbia; Mario Abdo Benítez, presidente do Paraguai; e o ex-presidente do Panamá, Martín Torrijos, também eram esperados, assim como Wálter Martos, chefe do Conselho de Ministros do Peru, Francisco Carlos Bustillo e Andrés Allamand, chanceleres do Uruguai e do Chile, respectivamente.

Cerimônias ancestrais

Antes do ato formal da posse, foram feitas cerimônias ancestrais. Um grupo de "amautas" ou sábios espirituais indígenas aimarás preparou um altar com oferendas para a "Pachamama", ou Mãe Terra, na Plaza Murillo de La Paz, onde está localizado o Palácio do Governo e a sede do Legislativo boliviano.

O ritual de gratidão à “Pachamama” foi para pedir à divindade andina que dê força ao novo governante, segundo a Telesur.

Atentado

Na última quinta (5), Arce sofreu um atentado em La Paz. Uma dinamite explodiu à frente da sede do comitê de campanha do partido, segundo o porta-voz do Movimento ao Socialismo (MAS), Sebastián Michel.

Arce estava no comitê quando uma banana de dinamite foi arremessada na porta do imóvel. Não houve feridos ou danos ao imóvel.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES