MDB deve se reunir até quarta para decidir posição no segundo turno

A candidata emedebista, Simone Tebet, recebeu 4,16% dos votos válidos. Ciro Gomes (PDT) teve 3,04%

MDB deve se reunir até quarta para decidir posição no segundo turno | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

JULIA CHAIB

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS)

O presidente do MDB, Baleia Rossi (SP), diz que pretende reunir o partido até quarta-feira (5) para decidir o rumo da sigla no 2º turno.

A tendência, dizem dirigentes emedebistas, é liberar os filiados a optarem por Jair Bolsonaro (PL) ou pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Lula teve 48,43% dos votos válidos, ante 43,20% de Bolsonaro. A candidata emedebista, Simone Tebet, recebeu 4,16% dos votos válidos. Ciro Gomes (PDT) teve 3,04%.

MDB deve se reunir até quarta para decidir posição no segundo turno - Foto: Reprodução

Ainda em julho, uma ala do MDB se reuniu com Lula em São Paulo para oficializar o apoio de emedebistas à candidatura do petista à Presidência já no primeiro turno, numa tentativa de enfraquecer Tebet.

Capitaneada por nomes como Renan Calheiros (MDB-AL) e Eduardo Braga (MDB-AM), pelo menos nove estados tentaram levar o partido a se aliar ao petista.

Em agosto, porém, Tebet foi aprovada na convenção da sigla pela maioria dos votos.

O MDB atravessou a eleição dividido. Além dos lulistas, um grupo no partido endossou Bolsonaro e houve ainda uma terceira ala que buscou se manter neutra na disputa.

A tendência de liberação do partido não deve se refletir na posição de Tebet.

A senadora afirmou neste domingo (2) que não vai se omitir e cobrou pressa das direções das legendas da sua aliança -MDB, PSDB , Cidadania e Podemos- sobre quem apoiar no segundo turno.

A senadora pelo Mato Grosso do Sul adiantou que já tomou uma posição sobre quem endossar, em falas interpretadas como sinalização de apoio a Lula. Aliados próximos de Tebet garantem que ela não apoiará Bolsonaro.

"Não esperem de mim omissão. Tomem logo a decisão, porque a minha já está tomada. Eu tenho lado e vou me pronunciar no momento certo. Eu só espero que você entendam que esse não é qualquer momento do Brasil", afirmou a senadora em pronunciamento na sede do comitê de campanha, em São Paulo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES