Hoje acontece o primeiro debate Meio Norte com todos os candidatos ao Governo do Piauí a partir das 20 horas. 

O debate traz inovações em seu formato de forma a proporcionar ao telespectador um  programa mais dinâmico e que permite ao candidato maior liberdade para exposição de suas ideias e propostas.






Ver essa foto no Instagram










Uma publicação compartilhada por Rede Meio Norte (@redemeionorte)

O momento poderá ser acompanhado pela TV Meio Norte (Canal 7), em tempo real no Portal Meio Norte e com imagens via Live Stream, Rádio Jornal Meio Norte (90.3) na capital e Rádio Meio Norte FM (99.9) para as cidades do interior do Estado. O debate também será transmitido no canal Meio Norte Mais, no Youtube. 

Segundo o coordenador de programação da Rede Meio Norte, Marcos Monturil, o debate será apresentado pelo jornalista Ieldson Vasconcelos, com suporte jurídico de um advogado especialista em Direito Eleitoral e ainda três membros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Debate será dividido em 4 blocos

Em 4 blocos, os candidatos terão a oportunidade de expor suas propostas. "No primeiro bloco, vamos manter algo que já foi uma inovação nossa, que é a figura do comentarista", explica Monturil, declarando que nesta etapa, cada candidato estará em sua bancada.

Conforme o regulamento, haverá o sorteio do candidato que fará a primeira pergunta e escolhe quem vai responder. "A partir daí, aquele que responde, automaticamente, fará a pergunta seguinte escolhendo um candidato que ainda não perguntou e nem respondeu. No final, o último a responder, fará sua pergunta ao primeiro que perguntou.

Um diferencial nesse bloco é que um candidato pergunta, outro responde e um terceiro, escolhido por quem pergunta, comenta a resposta.

No segundo bloco, os candidatos poderão se movimentar mais, interagir com as câmeras. Haverá mais liberdade gestual. Neste bloco, também haverá sorteio do candidato que fará a primeira pergunta e ele escolhe quem vai responder.

Neste bloco, o candidato terá direito a uma réplica, o que responde terá direito a uma tréplica. Na sequência, o que perguntou fará a quadrúplica e o que respondeu fará a quintúplica.

Segundo Marcos Monturil, neste bloco, os candidatos estarão no centro e fora a resposta de um minuto, todos os tempos serão de 30 segundos. "Será um debate dinâmico, com falas e proposições rápidas em que os candidatos devem expor suas ideias com objetividade", afirma, declarando que será um debate marcado pelo dinamismo.

No terceiro bloco, segue o mesmo formato de sorteio e nesta etapa, haverá espaço para pergunta de 30 segundos, resposta, réplica e tréplica com um minuto cada.

O quarto bloco será destinado para as considerações finais com um minuto para cada candidato.

O primeiro debate com todos os candidatos ao Governo será realizado dia 16, a partir das 20h, no auditório Carlos Jansen.