Confira os horários dos ônibus em Teresina no 2º turno das eleições

Para ter acesso à gratuidade, o eleitor deverá apresentar um título de eleitor, o e- Título ou, alternativamente, qualquer meio idôneo, físico ou eletrônico, que comprove a identidade e o local de votação do usuário

Reprodução | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O metrô e os ônibus do transporte público coletivo de Teresina vão funcionar gratuitamente das 6h às 19h no domingo (30), durante o segundo turno das eleições. Confira os horários abaixo!

A medida anunciada pela Companhia Metropolitana de Transporte Público (CMTP) e Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) cumpre a decisão do Governo do Estado e da Prefeitura de Teresina para facilitar a participação dos eleitores no dia da votação.

Ônibus de Teresina funcionam de forma gratuita neste domingo (29) (Foto: reprodução)

Para ter acesso à gratuidade, o eleitor deverá apresentar um título de eleitor, o e- Título ou, alternativamente, qualquer meio idôneo, físico ou eletrônico, que comprove a identidade e o local de votação do usuário.

De acordo com o comunicado da CMTP, as estações do Dirceu II, Parque Ideal, Renascença, Boa Esperança, Ilhotas, Frei Serafim e Matinha estarão em funcionamento no dia das eleições. As viagens começam a partir das 7h30.

Confira os horários das viagens:

1ª viagem: 7h30

2ª viagem: 9h

3ª viagem: 10h30

4ª viagem: 12h

5ª viagem: 13h30

6ª viagem: 15h

7ª viagem: 16h30

8ª viagem: 17h

No caso dos ônibus, segundo a Strans, 75 linhas do transporte público serão contempladas com a gratuidade e 224 ônibus estarão circulando no dia do 2º turno das eleições. Os veículos começam a circular por volta das 5h30.

Veja os horários:

A Prefeitura de Teresina informou que as empresas vão receber os valores referentes a gratuidade que foi concedida, após comprovação do cumprimento da ordem de serviço emitida pela Strans.

Gratuidade no transporte intermunicipal

A governadora do Piauí, Regina Sousa (PT), assinou um decreto autorizando a utilização, de forma gratuita, do transporte intermunicipal do estado aos passageiros que necessitem se deslocar entre os municípios para votar no segundo turno das eleições 2022.

As viagens gratuitas, exclusivamente com a intenção de ir até seu domicílio eleitoral, acontecem nos seguintes horários:

Início: às 4h da manhã de 29 de outubro (sábado), véspera da eleição, para quem vota a menos de 100 km de distância de onde mora. Para quem vai percorrer distâncias menores, a gratuidade vale a partir da saída dos primeiros ônibus do dia 30 (domingo).

Final: até o meio-dia de segunda (31), dia seguinte à eleição.

Documentos necessários:

Para ida: título de eleitor, e-título ou outro meio que comprove sua identidade e o local de votação.

Para volta: comprovante de votação e comprovação de que usou a gratuidade na ida, ou ticket.

As medidas foram pensadas depois que o Supremo Tribunal Federal decidiu autorizar prefeituras e empresas concessionárias a oferecer, voluntariamente e de forma gratuita, serviço de transporte público no dia 30 de outubro, segundo turno das eleições.

A decisão considerou que a prática de oferecer o serviço não pode levar a punição de prefeitos e gestores por crimes eleitorais ou de improbidade administrativa. Isso porque a medida tem o objetivo de viabilizar a garantia constitucional do direito de voto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES