Metrô que descumpriu passe livre recebe ordem do TSE e volta a funcionar

A decisão judicial que obrigou a gratuidade na tarifa foi publicada na noite de sábado (29), com o objetivo de facilitar o deslocamento de todos os eleitores.

Metrô de Belo Horizonte descumpre decisão judicial e cobra passagem | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O metrô de Belo Horizonte descumpriu a determinação da Justiça e está cobrando passagem neste domingo (30), em meio ao segundo turno das eleições. O metrô é administrado pela CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional do governo federal. Cada passagem custa R$ 4,50. 

O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mandou a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de Belo Horizonte (MG) cumprir decisão judicial que determinou que o governo de Minas Gerais ofereça transporte público gratuito no dia da eleição na região metropolitana de BH. 

A decisão judicial que obrigou a gratuidade na tarifa foi publicada na noite de sábado (29), com o objetivo de facilitar o deslocamento de todos os eleitores. Procurada pelo UOL, a CBTU disse que, até o momento, não foi oficialmente notificada de qualquer decisão sobre a gratuidade no transporte neste domingo. "Tão logo seja concretizada a notificação, a CBTU-MG prontamente cumprirá a decisão do Poder Judiciário", completou, em nota.

Metrô de Belo Horizonte descumpre decisão judicial e cobra passagem (Foto: Reprodução)A empresa também afirmou que não houve aumento significativo no número de usuários do metrô no primeiro turno das eleições, em 2 de outubro, em comparação com um domingo comum.

TRANSPORTE GRATUITO

Moraes tem ressaltado a importância do acesso ao transporte público para diminuir a abstenção nas eleições. "O STF e o TSE reforçaram a obrigatoriedade do fornecimento integral de transporte público, principalmente o gratuito, para facilitar o comparecimento e auxiliar todos os eleitores e eleitoras a exercerem o DIREITO DE VOTO. Compareçam nesse Domingo!!!", escreveu o ministro ontem no Twitter.

Um levantamento feito pela Campanha Passe Livre Pela Democracia, organizado pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) e pelo movimento TarifaZero BH, aponta que 378 cidades oferecem transporte público gratuito neste segundo turno das eleições. A estimativa é de que quase 100 milhões de pessoas sejam atendidas pela medida.

O Distrito Federal e todas as capitais de estados brasileiros vão oferecer transporte público gratuito para os eleitores no segundo turno das eleiçõesno próximo domingo (30). Na  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES