Ministro do TSE rebate críticas à urna:'Deveriam devolver mandatos'

Ministro falou das críticas de candidatos à urna eletrônica.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Tarcísio Vieira de Carvalho Neto, defendeu a legitimidade e a segurança das urnas eletrônicas e rebateu as declarações do candidato à presidência pelo PSL, Jair Bolsonaro. Em entrevista na última sexta-feira (28), o presidenciável afirmou que não aceitaria resultado diferente da sua eleição.

Em entrevista ao programa Gaúcha Faixa Especial, da Rádio Gaúcha, Neto informou que as urnas eletrônicas têm sido submetidas a testes de segurança constantemente. Na "esmagadora maioria", não foram detectadas falhas. Em vigor há 22 anos, o equipamento não registrou fraudes até o momento.

O ministro também declarou que os políticos que duvidam do sistema eleitoral deveriam abrir mão de seus cargos, fazendo alusão a críticas de Bolsonaro e outros candidatos. Em um vídeo ao vivo no Facebook, o presidenciável assegurou que as eleições de outubro podem resultar em uma "fraude" por causa da ausência do voto impresso.

"Seria de esperar que as pessoas que ocupam cargos públicos devolvessem os mandatos, se não acreditam na rigidez do sistema", disse o ministro.

Em entrevista à TV Bandeirantes, na sexta-feira (28), Bolsonaro revelou que não aceitaria outro resultado que não fosse sua eleição. O ministro rebateu a declaração, dizendo que é uma "irresponsabilidade" criticar o processo eleitoral após participar dele:

"Se a pessoa se elege, o sistema é bom; se não se elege, o sistema é ruim. Chega a ser uma irresponsabilidade."

Neto informou que a Justiça Eleitoral já conduziu uma série de estudos científicos sobre os benefícios da impressão do voto. Os resultados não apresentaram acréscimos à segurança em si, mas sim na "sensação" de segurança. O custo para implementar uma impressora nos equipamentos seria de pelo menos 2 bilhões de reais. Além disso, seria necessário discutir sobre como contemplar pessoas com deficiência visual ou fazer a manutenção no equipamento em caso de falhas técnicas.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES