No Piauí, 167 municípios terão embate direto nas eleições 2020

Mais de 61% dos municípios tiveram o registro de apenas dois candidatos no pleito deste ano

167 municípios têm embate direto no pleito | Reprodução TSE
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No Piauí, 61% dos municípios têm somente dois candidatos nas eleições de 2020; ao contrário de Teresina que conta com 13 pleiteantes. É o maior índice de embates diretos do país; é o que aponta estudo da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), divulgado na quinta-feira, 01 de outubro. 

Em números absolutos, são 167 cidades piauienses neste grupo. Em outras quarto, há candidato único. No Brasil são 2.069 municípios (37,1%) nesta situação, população que decidirá entre dois candidatos nestes entes alcança a 20.9 milhões de pessoas, ou 10% da população brasileira, serão 16,4 milhões de eleitores sendo disputados nestas cidades. 

Além do Piauí, destaca-se em embates o Rio Grande do Sul (275,55%), Paraíba (120,54%) e Santa Catarina (136,46%).   Quanto aos Partidos que vão duelar, o MDB x PP estarão disputando em 133 cidades, seguidos do PP x PSD em 80, o MDB x PSDB em 77, o MDB x PSD em 60, o PDT x PP com 55, o PP x PT em 52, o DEM x MDB com 49, o MDB x PDT com 47, MDB x PL com 43 e o PSD x PT com 41. 

“Estes embates refletem bem os partidos políticos com mais número de prefeitos(as) no Brasil nos últimos anos, são partidos que possuem bases municipais bem sólidas, embora alguns tenham mudado de nome nos últimos anos, mantém uma forte organização municipal”, analisou a CNM.

O levantamento foi feito com base em informações preliminares divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nisto, o estudo pretende contribuir para uma visão mais ampla do processo democrático.  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES