Partido Novo suspende filiação imediata de João Amoêdo

Partido não deu detalhes do que motivou a suspensão, mas medida foi adotada após ter anunciado voto em Lula (PT) no segundo turno

João Amoedo | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Partido Novo determinou a imediata suspensão da filiação de João Amoêdo. A sigla não deu detalhes do que teria motivado a medida, mas é adotada após o anúncio de voto em Lula (PT) no segundo turno.

Segundo o partido, a filiação foi suspensa enquanto Amoêdo é alvo de um processo disciplinar por "possíveis violações estatutárias".

João Amoêdo, candidato à Presidência  pelo partido Novo - Foto: Divulgação

Nas redes sociais, o deputado federal pelo Novo no Rio Grande do Sul, Marcel van Hattem, disse que a Comissão de Ética havia enviado comunicado sobre a suspensão alegando "risco de dano grave e de difícil reparação à imagem e reputação do Novo".

No segundo turno, Amoêdo, que foi candidato à presidência pelo partido em 2018 e crítico constante dos governos petistas, anunciou apoio a Lula (PT). Na declaração, disse que seu direito de fazer oposição estaria "mais preservado com Lula, que com Bolsonaro".

Após o posicionamento, ele foi criticado pelo partido. O atual presidente do Novo, Eduardo Ribeiro, disse que a postura era "vergonhosa".

No segundo turno, o Novo não se posicionou em apoio a nenhum dos candidatos. Apesar disso, publicou uma nota criticando o PT e o 'lulismo', mas liberando seus filiados e eleitores a votar no segundo turno de acordo com a "consciência" e "princípios partidários".

Em nota, o Novo informou que "o processo na CEP segue seu curso respeitando rigorosamente as determinações Estatutárias e o pleno direito de defesa".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES