Pesquisa Ipespe traz Lula com 45% seguido por Bolsonaro com 35%

Na pesquisa divulgada neste sábado, Lula oscilou um ponto para cima, dentro da margem de erro.

Lula e Bolsonaro nas pesquisas | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Divulgada neste sábado, 17, pesquisa Ipespe/Abrapel para as eleições presidenciais de 2022  traz o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 45% das intenções de voto no primeiro turno, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 35%. O primeiro turno das eleições está marcado para 2 de outubro.

De acordo com o Ipespe, a pesquisa é um termômetro com base na repercussão das comunicações das campanhas dos candidatos ao cargo de presidente.

Lula lidera pesquisa, seguido pelo presidente Bolsonaro (Divulgação)

Os números do levantamento anterior, publicados no dia 10 de setembro, Lula estava com 44%, e Bolsonaro, com 36%. Na pesquisa divulgada neste sábado, o candidato do PT oscilou um ponto para cima, dentro da margem de erro, que é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Enquanto o atual presidente oscilou um ponto para baixo.

Depois aparecem Ciro Gomes (PDT), com 7%, e Simone Tebet (MDB), com 5%. Em seguida, estão Felipe D’Avila (Novo) com 1%, e Soraya Thronicke (União Brasil), com 1%.

Outros cinco candidatos incluídos na pesquisa foram citados pelos entrevistados, mas não chegaram a 0,5%: Vera Lúcia (PSTU), José Maria Eymael (DC), Leonardo Péricles (UP), Padre Kelmon (PTB) e Sofia Manzano (PCB).

Os que dizem que irão votar em branco, anular ou não votarão em nenhum candidato somam 3%. Os que não souberam ou preferiram não responder são 2%.

A pesquisa ouviu 1.100 pessoas que foram entrevistadas por telefone entre os dias 14 e 16 de setembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais. O levantamento tem 95,45% de confiança. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-08883/2022.

Números do primeiro turno - Intenção de voto estimulada para presidente

Lula (PT) — 45%

Jair Bolsonaro (PL) — 35%

Ciro Gomes (PDT) — 7%

Simone Tebet (MDB) — 5%

Felipe D’Avila (Novo) — 1%

Soraya Thronicke (União Brasil) — 1%

Vera Lúcia (PSTU) — 0%

José Maria Eymael (DC) — 0%

Léo Péricles (UP) — 0%

Padre Kelmon (PTB) – 0%

Sofia Manzano (PCB) — 0

Branco/Nulo/Não vai votar – 3%

Não sabe/Não respondeu – 2%

Segundo turno

O Ipespe/Abrapel também simulou um cenário de segundo turno entre Lula e Bolsonaro. Em relação à pesquisa anterior, de 10 de setembro, o petista oscilou um ponto para cima, para 53%, e o atual presidente oscilou um para baixo (38%).

Intenção de voto estimulada para presidente no segundo turno

Lula (PT) — 53%

Jair Bolsonaro (PL) — 38%

Branco/Nulo/Nenhum — 6%

Não sabe/Não respondeu – 3%

Debate

As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.

O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES