Pesquisa Quaest: Lula tem 49%, e Bolsonaro, 41%; brancos e nulos são 6%

No primeiro levantamento, realizado na quinta passada (6), o petista tinha 48%, e o atual mandatário, 41% -a diferença entre eles

Pesquisa Quaest: Lula tem 49%, e Bolsonaro, 41%; brancos e nulos são 6% | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua à frente na disputa presidencial de segundo turno, com 49% das intenções de voto contra 41% do presidente Jair Bolsonaro (PL), aponta pesquisa Quaest divulgada nesta quinta-feira (13).

No primeiro levantamento, realizado na quinta passada (6), o petista tinha 48%, e o atual mandatário, 41% -a diferença entre eles, portanto, oscilou de sete para oito pontos percentuais. A margem de erro é de dois pontos, para mais ou para menos, considerando o índice de confiança de 95%.

Os indecisos variaram de 7% para 4% e os que pretendem votar em branco, nulo ou não votar, de 4% para 6%, segundo o levantamento, que é financiado pela corretora de investimentos digital Genial Investimentos, controlada pelo banco Genial.

Pesquisa Quaest: Lula tem 49%, e Bolsonaro, 41%; brancos e nulos são 6% - Foto: Reprodução

A pesquisa da Quaest, empresa de consultoria e pesquisa, ouviu 2.000 pessoas com mais de 16 anos em seus domicílios, de segunda (10) até a noite desta quarta (12). O número do registro na Justiça Eleitoral é BR-07106/2022.

As pesquisas eleitorais são um retrato da intenção dos eleitores no momento em que as entrevistas são feitas, e não uma projeção do resultado eleitoral, que só será conhecido no dia do pleito, com a apuração oficial.

Até o instante de apertar o botão na urna, muitas variáveis podem fazer com que as pessoas mudem de posição. Para fazer uma análise mais ampla do cenário eleitoral, o eleitor deve levar em conta o conjunto de questões que os levantamentos abordam, e não um único indicador.

O presidente Jair Bolsonaro, aliados e apoiadores têm criticado os institutos de pesquisa pelas diferenças entre os dados dos levantamentos feitos em dias anteriores à votação do primeiro turno e o resultado da eleição divulgado pelo TSE.

O segundo turno da eleição será realizado no próximo dia 30. No primeiro turno, no último domingo (2), Lula obteve 48,4% dos votos válidos, ante 43,2% de Bolsonaro. A terceira colocada, Simone Tebet (MDB), ficou com 4,2% e Ciro Gomes (PDT), com 3%.

Abstiveram-se 33 milhões de eleitores, o equivalente a 21% do eleitorado do país. Os votos em branco ou nulos para presidente no primeiro turno somaram 5,5 milhões, o correspondente a 4,4% dos que compareceram às seções eleitorais.

Lula foi o mais votado em todo o Nordeste, em Minas Gerais e em quatro estados do Norte. Já Bolsonaro ficou à frente no Sul e no Centro-Oeste, em três estados do Sudeste e em outros três do Norte.

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES