PI: Candidata vai à Justiça por recontagem após perder por 8 votos

O pleito realizado no último domingo, 15 de novembro, foi definido apenas na última seção eleitoral.

margareth | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Derrotada na eleição municipal por apenas 8 votos, a candidata Margareth do Zito (Republicanos) solicitou à Justiça Eleitoral a anulação dos votos de uma das seções de Água Branca. No processo, ela ainda pede a realização de auditoria na urna e a recontagem dos votos.

O pleito realizado no último domingo, 15 de novembro, foi definido apenas na última seção eleitoral, até a contabilização da mesma, a candidata aparecia na liderança com nove votos de vantagem em relação a Júnior Ribeiro (PSD).

Candidata Margareth do Zito

Neste sentido, o recurso impetrado pela candidata é embasado em uma certidão do Cartório da 52ª Zona Eleitoral do Piauí. A ação aponta para a ausência de duas vias do Boletim de Urna entre os materiais enviados pelo presidente da seção à Junta Apuradora. Deste modo, vale frisar que segundo o Artigo 179 do Código Eleitoral brasileiro, a apresentação do Boletim de Urna é indispensável para a validade dos votos de uma seção eleitoral.

O boletim contém dados como: data da eleição; identificação do município e da zona e seção eleitorais; data e horário de início e encerramento da votação; código de identificação da urna; número de eleitores aptos a votar; número de votantes na seção; a votação individual de cada candidato; os votos para cada legenda partidária; os votos nulos; os votos em branco; a soma geral dos votos.

De acordo com o processo, a seção eleitoral nº 108 encaminhou as mídias para a Junta Eleitoral da 52ª Zona Eleitoral, que, posteriormente, expediu certidão informando a inexistência de documentos essenciais, entre os quais o Boletim de Urna.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES