Piauí tem nove candidaturas ao Governo homologadas em convenção

Agora, entra uma nova fase da eleição: o registro de candidatura no TSE; de modo que as solicitações devem ser entregues até às 19h do dia 15 de agosto do ano eleitoral

Candidatos | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ao todo, nove candidaturas ao Governo do Piauí foram homologadas nas convenções realizadas no período de 20 de julho a 05 de agosto

O primeiro a confirmar o seu nome na disputa foi o Coronel Diego Melo, do Partido Liberal; na sequência também ingressaram na corrida ao Palácio de Karnak: Geraldo Carvalho (PSTU), Rafael Fonteles (PT) e Sílvio Mendes (União Brasil). 

Também foram confirmados na disputa ao Governo do Piauí a servidora pública Madalena Nunes, pelo PSOL; a advogada Ravenna Castro (PMN) e Gustavo Henrique, pelo Patriota. 

O PCO também entrou no pleito majoritário com a professora Lourdes Melo, que pela nona eleição seguida disputa, seja o Governo ou a Prefeitura; a última a confirmar sua candidatura foi Gessy Lima, filiada ao PSC. 

Piauí tem nove candidaturas ao Governo homologadas em convenção - Foto: Montagem/Meio Norte

Agora, entra uma nova fase da eleição: o registro de candidatura no TSE; de modo que as solicitações devem ser entregues até às 19h do dia 15 de agosto do ano eleitoral.

Para candidatos a presidente e a vice-presidente da República, as solicitações serão feitas no TSE; para senador, deputado federal, governador e vice-governador, deputado distrital e deputado estadual, nos TREs. Não será admitido registro de um mesmo candidato para mais de um cargo eletivo.

O pedido de registro deverá ser apresentado obrigatoriamente em meio magnético gerado pelo Sistema de Candidaturas – Módulo Externo (CANDex), desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral, acompanhado das vias impressas dos formulários Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (Drap) e Requerimento de Registro de Candidatura (RRC), emitidos pelo sistema e assinados pelos requerentes.

O Drap deverá ser entregue com a cópia da ata da convenção partidária digitada, assinada e acompanhada da lista de participantes com as respectivas assinaturas.

Caso o partido político ou a coligação não solicite o registro dos candidatos escolhidos durante a convenção, estes poderão fazê-lo no prazo máximo de 48 horas seguintes à publicação da lista dos candidatos pelo tribunal eleitoral competente, apresentando o formulário Requerimento de Registro de Candidatura Individual (RRCI) juntamente com os documentos requeridos.

Piauí tem 8 candidaturas ao Senado homologados em convenção

Finalizadas no último dia 05 de agosto, as convenções culminaram na homologação de oito candidaturas ao Senado pelo Piauí. Os nomes confirmados versaram para o coletivo do PSTU, que tem como pleiteantes Egmar Oliveira, Gervásio Santos, e Romildo Araújo ; também foi homologado o ex-governador Wellington Dias (PT) como candidato ao Senado. 

O ex-prefeito de Floriano, Joel Rodrigues (Progressistas), integra a lista de candidaturas ao Senado pelo Estado. Pelo Patriota, o ex-vereador Don Lotti foi confirmado no páreo. 

O PSOL foi outra legenda que lançou um pleiteante a única vaga deste ano, o advogado George Magno. 

Já o Podemos terá como candidato o jornalista e empresário Fábio Sérvio; o PMN por sua vez, lançou o Professor Ajosé como candidato. Por fim, o PCO terá como candidata a professora Albetiza Moreira, que já havia concorrido ao posto na eleição de 2018. 

Os partidos e coligações tem até o dia 15 de agosto para registrar as candidaturas na Justiça Eleitoral. (F.T.)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES