Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Por unanimidade, TRE-RJ torna Marcelo Crivella inelegível até 2026

A votação desta quinta-feira (24) foi por unanimidade, por 7 votos.

Compartilhe

Em votação unânime ( 7 a 0), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) declarou o prefeito do Rio, Marcelo Crivella (Republicanos), inelegível por oito anos, por abuso de poder político e conduta vedada a agente público. 

Na terça-feira (22), quando o desembargador Vitor Marcelo Rodrigues pediu parecer para analisar o processo, o julgamento foi interrompido com nota de 6 a 0. Rodrigues argumentou que teve pouco tempo para saber sobre o julgamento - ele foi nomeado no TRE pelo presidente Jair Bolsonaro no dia 31. 

O prefeito também foi condenado a multa de até R$ 106,4 mil. A decisão estipula que independentemente de recurso, o tribunal eleitoral responsável pelo registo dos candidatos deve ser contactado de imediato. A defesa do prefeito disse que vai recorrer e ele poderá se candidatar à reeleição. 

Recém-nomeado advogado de defesa, Rodrigo Roca, pediu uma questão de ordem no início da sessão, que não lhe foi concedida.

"O julgamento é nulo pelo cerceamento de defesa, já que o advogado não pôde usar a palavra nem mesmo pela ordem, como é da sua prerrogativa", afirmou.

O novo advogado de Crivella, Rodrigo Roca, pediu ainda a suspeição do desembargador Gustavo Teixeira. Segundo a defesa, ele é advogado da Lamsa, concessionária da Linha Amarela que vive uma guerra jurídica com a Prefeitura. O pedido ainda não foi analisado.

A gestão de Crivella determinou a encampação da Linha Amarela e a redução da cobrança do pedágio.

A promotora Silvana Batini pediu que a certidão do julgamento seja feita em regime de urgência. O desembargador relator Cláudio Dell'Orto pediu também que os juízos eleitorais sejam comunicados imediatamente, inclusive os responsáveis pelo rejeito de candidaturas.

Marcelo Crivella está inelegível 


Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar