Por unanimidade, TRE-RJ torna Marcelo Crivella inelegível até 2026

A votação desta quinta-feira (24) foi por unanimidade, por 7 votos.

Marcelo Crivella | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em votação unânime ( 7 a 0), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) declarou o prefeito do Rio, Marcelo Crivella (Republicanos), inelegível por oito anos, por abuso de poder político e conduta vedada a agente público. 

Na terça-feira (22), quando o desembargador Vitor Marcelo Rodrigues pediu parecer para analisar o processo, o julgamento foi interrompido com nota de 6 a 0. Rodrigues argumentou que teve pouco tempo para saber sobre o julgamento - ele foi nomeado no TRE pelo presidente Jair Bolsonaro no dia 31. 

O prefeito também foi condenado a multa de até R$ 106,4 mil. A decisão estipula que independentemente de recurso, o tribunal eleitoral responsável pelo registo dos candidatos deve ser contactado de imediato. A defesa do prefeito disse que vai recorrer e ele poderá se candidatar à reeleição. 

Recém-nomeado advogado de defesa, Rodrigo Roca, pediu uma questão de ordem no início da sessão, que não lhe foi concedida.

"O julgamento é nulo pelo cerceamento de defesa, já que o advogado não pôde usar a palavra nem mesmo pela ordem, como é da sua prerrogativa", afirmou.

O novo advogado de Crivella, Rodrigo Roca, pediu ainda a suspeição do desembargador Gustavo Teixeira. Segundo a defesa, ele é advogado da Lamsa, concessionária da Linha Amarela que vive uma guerra jurídica com a Prefeitura. O pedido ainda não foi analisado.

A gestão de Crivella determinou a encampação da Linha Amarela e a redução da cobrança do pedágio.

A promotora Silvana Batini pediu que a certidão do julgamento seja feita em regime de urgência. O desembargador relator Cláudio Dell'Orto pediu também que os juízos eleitorais sejam comunicados imediatamente, inclusive os responsáveis pelo rejeito de candidaturas.

Marcelo Crivella está inelegível 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES