Portugal terá superesquema de segurança para eleições brasileiras

Mais de 80 mil brasileiros estão inscritos para escolher presidente da República. A radicalização vista no Brasil é vista como sinal de perigo.

Portugal reforça segurança para evitar violência em eleição brasileira | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As eleições presidenciais brasileiras estão merecendo atenção redobrada da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Portugal. A votação, que se estenderá por três localidades — Lisboa, Porto e Faro —, foi classificada como “grande evento”. Portanto, terá um superesquema.

Em Lisboa, onde 45.273 brasileiros estão registrados para votar, a segurança no entorno da Universidade de Lisboa, que cedeu 33 salas, em três andares, para a realização do pleito deste ano, começará neste sábado (01). A radicalização vista no Brasil é vista como sinal de perigo.

Ruas próximas à universidade terão mais policiais que o normal e, em determinados casos, poderão ter o trânsito restringido. Também a estação de metrô que desemboca na entrada da Faculdade de Direito será alvo de atenção. Teme-se que a confusão comece ali, puxada por aqueles de disseminam notícias falsas sobre fraudes em urnas eletrônicas.

Portugal reforça segurança para evitar violência em eleição brasileira (Foto: Reprodução)ÂNIMOS ACIRRADOS

Em 2018, quando pouco mais de 21 mil brasileiros estavam aptos a votar em Lisboa, o tumulto já foi grande. Houve embates entre defensores de Jair Bolsonaro (PSL) e de Fernando Haddad (PT). Foi preciso intervenção policial para acalmar os ânimos. 

Segundo o cônsul-geral do Brasil em Lisboa, embaixador Wladimir Valler Filho, as negociações com a PSP vêm sendo feitas há meses, de forma a garantir que os brasileiros votem em plena segurança. No Porto, com 30.098 votantes, a preocupação com a segurança é grande, ainda que cônsul-geral, embaixadora Maria Stela Pompeu Brasil Frota, não acredite em atos de violência.

No caso de Faro, com 5.525 eleitores, também a polícia destacou um grupo relevante para proteger o prédio do consulado do Brasil na cidade, que abrigará 16 seções de votação

Os eleitores estão espalhados pelo Alentejo, pelo Algarves e por parte do estado de Setúbal. Alguns terão de viajar até quatro horas para cravarem os votos nas urnas. Sendo assim, o risco de aglomerações é pequeno.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES