Professora Vânia Aieta fala sobre fakenews, democracia e eleições 2022

Em entrevista à Tônica Mídia, Vânia Aieta fala sobre sobre democracia, o funcionamento da Justiça eleitoral e combate à desinformação.

Vania Aieta | Centro de Estudos e Pesquisa no Ensino do Direito - UERJ
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em entrevista à Tônica Mídia, a pós-doutora professora Vânia Aieta, que coordena a pós-graduação em Direito Eleitoral do Centro de Estudos e Pesquisa no Ensino do Direito - UERJ, fala sobre sobre democracia, o funcionamento da Justiça eleitoral e combate à desinformação.

Leia a entrevista na íntegra do site Migalhas:

1 - As eleições são fundamentais para a manutenção da democracia no Brasil. Quais são as medidas tomadas pela Justiça Eleitoral que a senhora considera fundamental para que tenhamos um processo transparente?

A Justiça Eleitoral tem trabalhado diuturnamente no combate à desinformação. Têm sido realizadas inúmeras audiências públicas, reuniões com as plataformas, experts, representantes de entidades eleitorais. Foi criado o "Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação no âmbito da Justiça Eleitoral", instituído pela Portaria TSE nº 510, de 04.08.2021, e o "Programa de Fortalecimento Institucional a partir da Gestão da Imagem da Justiça Eleitoral", instituído pela Portaria TSE nº 282, de 22.03.2022, promovidos pelo TSE, respectivamente, com a finalidade de enfrentar a desinformação e aumentar o nível de confiança relacionado com as instituições eleitorais. Essas frentes tiveram "efeito cascata", irradiando as iniciativas do Superior para todos os Regionais.

Ademais, o TSE tem, através do seu Corpo Técnico, buscado resultados interpretativos divorciados do "ou isso ou aquilo", procurando o alcance da ponderação no seu elemento de decisão. Além disso, tem procurado reuniões com novos aplicativos e plataformas, de modo a trazê-los para a Força Tarefa do TSE no combate à desinformação.

2 - As fakenews tem preocupado os eleitores que irão votar em 2022. Quais instrumentos o direito eleitoral tem disponível para combater notícias falsas?

Com muita informação e instrumentos de fomento do que chamamos de "democracia educada". A liberdade de expressão não pode ser salvaguarda para o cometimento de crimes e o desrespeito dos direitos constitucionais de minorias.

3 - Como a senhora enxerga a relação da justiça eleitoral no Brasil com a sociedade brasileira?

A Justiça Eleitoral e o voto eletrônico sempre foram muito respeitados pela sociedade brasileira. O atual modelo enterrou mazelas antigas sofridas pelo processo eleitoral e estabeleceu o "rule of the game", fundamental para a concretização da soberania no plano intraestatal, que passa obrigatoriamente pelo reconhecimento do processo eleitoral hígido e na evidência de que, ganhe quem ganhar, o derrotado reconheça a legitimidade do pleito eleitoral.

4 - O TSE formou uma missão com a sociedade civil, da qual a senhora faz parte, para combater as fakenews nas eleições. Como será feito o trabalho de vocês durante as eleições?

Com muito esclarecimento, transparência, informação acessível e diálogo com a sociedade para que intranquilidades e apreensões fomentadas por nichos interessados na desestabilização do processo eleitoral sejam sanadas e superadas pela força da democracia interativa, dialógica, participativa e deliberativa.

5 - Qual será o papel da UERJ e das universidades brasileiras nas eleições 2022?

Assegurar informação verdadeira e limpa no combate às milícias digitais e aos grupos criminosos, com adesão como parceiras ao "Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação no âmbito da Justiça Eleitoral", com a finalidade de enfrentar a desinformação e aumentar o nível de confiança relacionado com as instituições eleitorais.

O parceiro deve participar da execução das ações que compuserem esses programas, de acordo com o interesse e/ou a correspondente área de atuação institucional e no limite dos recursos e capacidades que as universidades podem disponibilizar para a participação, ressaltando que a instituição parceira se compromete a manter o sigilo necessário sobre as informações a que tiver acesso ou conhecimento no âmbito do TSE, salvo autorização em sentido contrário outorgada pelo Tribunal Superior Eleitoral.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES