“Quem me colocou na política foi Wall Ferraz”, afirma Silvio Mendes

Sílvio Mendes diz que se eleito não vai ser influenciado e vai trabalhar com o presidente.

Sabatina com Sílvio Mendes | Raissa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O candidato a governador Sílvio Mendes (União Brasil) participou nesta sexta-feira, 23, da Sabatina realizada pela TV Jornal Meio Norte, dentro do programa Banca de Sapateiro. A entrevista foi conduzida pelos jornalistas Arimatea Carvalho e Francy Teixeira.

Na sabatina, ele falou de sua história na política, foi convencido por Wall Ferraz e seguiu com Firmino Filho e contou que no período em que foi prefeito nunca foi influenciado por Firmino Filho. “Todo mundo dizia que Firmino iria mandar em mim e nunca mandou. Fui secretário de Firmino e Firmino foi meu secretário e cada um respeitava a hierarquia e vai continuar assim. Não estou brincando de fazer gestão pública”, disse o candidato, afirmando que se eleito governador do Piauí não será influenciado pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira. “Não tenho nenhum acordo político com Ciro, mas é verdade que ele me convenceu a voltar porque me mostrou o Piauí que nós vivemos hoje e em nossas visitas, o Piauí é pior do que ele me mostrou. Ele me convenceu com dados e naturalmente fui ouvir outros conselhos, a permissão da minha família. Voltei pela partida do Firmino que era o melhor dos candidatos. possibilidade não existe”, falou, declarando a importância do ministro que tem grande presença política no interior e talvez por esse alcance, acredita que a oposição deve ganhar tanto em Teresina quanto no interior.

O único acordo que tem com o ministro Ciro Nogueira é de fazer uma gestão que atenda as necessidades da população, nada mais além disso. "Jamais o Ciro mandaria em mim e ele sabe disso", declarou.

Segundo ele, a oposição agora chega forte e harmônica, pois há um sentimento da população em discordar de um governo que está há 20 anos no poder, com muitas promessas e pouca ação.

O candidato afirmou ainda que na formação do secretariado não tem problema com nenhuma indicação política, desde que haja resultado efetivo.

Sabatina com Sílvio Mendes (Raissa Morais)

Ao analisar o atual governo, o candidato declara que em nenhuma área há um saldo positivo de obras nos municípios e enfatizou que a maior obra do PSDB em Teresina foi a educação, considerada a melhor entre as capitais do Brasil. 

Nas críticas a atual gestão, o candidato disse que a saúde não é acessível, o Hospital Getúlio Vargas, segundo ele, tem uma fila de 5 mil pessoas esperando internação, na educação há 17 mil vagas sem ser ocupadas nas universidades e apontou as falhas do programa de alfabetização do estado em que houve desvio de conduta.

Sílvio Mendes defende a democracia e a alternância de poder. “A democracia é a essência da liberdade e a eleição permite ao cidadão escolher o futuro que deseja”, comenta.

Na segurança pública, o candidato relata que o efetivo é insuficiente. “Estie no Bela Vista e vi mercearias gradeadas”, disse, declarando que o contingente policial está abaixo da determinação legal e no interior, segundo o candidato, não tem sequer delegacia aberta. 

Sílvio Mendes durante sabatina na TV Jornal (Raissa Morais)

Veto de Lucy

Na sabatina, Sílvio Mendes negou conflitos com Firmino Filho e conta que sempre teve direito de discordar de pontos de vistas e conta que poderia ter divergências de opinião, mas havia convergência nos objetivos, que era cuidar de Teresina.

Na sabatina, relatou diálogos e tratativas políticas com Firmino Filho para filiação ao Progressistas, mas depois voltou ao PSDB e revelou que ofereceu seu nome para ser vice de Kleber Eulálio, mas foi vetado pela deputada Lucy Soares.

Sílvio Mendes afirma que na campanha anda com Bárbara do Firmino com muito prazer e afirmou que ela será uma excelente deputada estadual.

Presidente

O candidato falou da politização da vacina e lembrou que em sua gestão na capital, sempre superou as metas de campanha e vacinou mais de 90% do público destinado e não negou a vacina, inclusive, tomou as três doses do imunizante da Covid e aguarda uma vacina eficiente e com menos efeitos colaterais que está sendo produzida na Espanha, por uma equipe que tem uma pesquisadora do Piauí, Marina Bucar.

Sílvio lembra que foi prefeito de Teresina na época em Luís Inácio Lula da Silva era presidente e em sua gestão construiu três maternidades, fez o HUT, a Ponte Estaiada e aprovou projeto a fundo perdido da primeira etapa do Lagoas do Norte. “Como eu não posso ser grato ao Lula?”, questionou, afirmando que já ouviu do próprio Lula, que caso seja presidente do Brasil, vai trabalhar com os governadores e disse também que Lula tem como vice o seu amigo pessoal Geraldo Alckmin.

Arborização de Teresina

Sílvio Mendes apontou algumas de suas ações e como pretende levar sua experiência com gestão balizada pela população de Teresina para o Piauí e contou que quando fez a gestão da capital criou um grupo para arborizar a cidade e plantou 62 mil árvores em três anos. “Nova York, a capital do mundo, fez uma festa quando plantou 50 mil”, disse. Outro projeto lembrado pelo candidato foi a distribuição de três mudas frutíferas para cada criança nascida nas maternidades municipais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES