Rafael Fonteles é o governador mais votado da história do Piauí

Com 1.115.139 votos , ele supera o desempenho de Wellington Dias em 2014, quando o agora senador eleito obteve a marca de 1.053.342 votos

Rafael | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Eleito no primeiro turno das eleições 2022o petista Rafael Fonteles é o governador mais votado da história do Piauí. Com 1.115.139 votos, ele supera o desempenho de Wellington Dias  em  2014, quando o agora senador eleito obteve a marca de 1.053.342 votos e supera também em 200 mil votos no comparativo com o pleito geral  passado. 

Rafael Fonteles é o governador mais votado na história do Piauí - Foto: Divulgação

O  resultado  mostra um  crescimento  do  Partido dos Trabalhadores no  Estado, inclusive  em números  proporcionais, já que em 2018 a reeleições de Wellington Dias foi  conquistada  com pouco mais de 55% dos votos válidos,   agora, Fonteles supera com mais de 57%. 

Infográfico mostra histórico de votação no Piauí - Foto: Departamento de Arte/Jornal Meio Norte

O ex-secretário de Fazenda do Piauí foi eleito governador no primeiro turno com cerca de 56% dos votos válidos neste domingo, 02 de outubro, o novo governador do Piauí. Aos 37 anos, o Rafael se destacou no comando das finanças  estaduais, mesmo durante a pandemia da Covid-19. Fonteles chegou a presidir o Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda (Comsefaz). 

"Povo nos escolheu para continuar nesse caminho", diz Rafael Fonteles

Após ser eleito como Governador do Piauí com mais de 57% dos votos, Rafael Fonteles (PT) fez seu primeiro discurso para a imprensa. Emocionado, Rafael agradeceu ao eleitorado e se emocionou ao falar do pai, Nazareno Fonteles. Aos 37 anos, o petista se destacou no comando das finanças  estaduais, mesmo durante a pandemia da Covid-19. Fonteles chegou a presidir o Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda (Comsefaz). 

Rafael Fonteles comemorou a vitória em primeiro turno e ressaltou que fará um governo para todos e focará no social, a pedido da atual governadora Regina Sousa. Ele se reuniu após o resultado com apoiadores e lideranças no comitê do PT no bairro São João, zona Leste de Teresina. Na disputa majoritária, Rafael venceu o ex-prefeito de Teresina, Silvio Mendes, que obteve até às 22h56 um total de 41,63% dos votos.

Rafael Fonteles faz discurso emocionado como governador: "Gratidão a Deus" (Foto: Raíssa Morais)

“Gratidão a Deus em primeiro lugar. Segundo, ao povo do Piauí. Muita gratidão a cada homem, a cada mulher, que votou em mim para cuidar do povo. Cuidamos de todos, sem deixar ninguém para trás. O resultado está consolidado. Muito obrigado! A gente estava confiante. São mais de 1 milhão e 50 mil votos. Muita gratidão. Eu queria dedicar essa vitória também ao meu pai. A gente esperava ganhar no primeiro turno. Essa maioria, essa quantidade de votos nos surpreendeu. Estou muito agradecido a Deus e ao povo do Piauí. Aqui a gente quer comemorar hoje, agradecer com a minha família, já orei e a partir de amanhã já começar amanhã com a governadora Regina a transição e trabalhar muito forte para elegermos Lula no segundo turno se Deus quiser. Quero agradecer ao maior líder desse estado, Wellington Dias. É um grande líder que cuidou desse povo nos escolheu para continuar nesse caminho e vamos cuidar bem do povo do Piauí”, disse. 

O governador eleito destacou as dificuldades de enfrentar a pandemia da Covid-19 enquanto secretário, mas que está preparado para os próximos desafios e que ajudará em uma possível vitória de Lula no segundo turno contra Bolsonaro. 

“A maior dificuldade foi a pandemia e enfrentar o governo federal. Eu tenho muita fé em Deus que Lula vai vencer no segundo turno e agente vai dar conta do recado de fazer muito mais pelo povo do Piauí e do Brasil. É claro que é um grande desafio, mas nos preparamos para isso. A  gente não caiu paraquedas. A gente tem uma história de estudo, de trabalho e de dedicação, de vida pública, de sensibilidade social e a gente abraçou essa causa de corpo e alma. Mas como eu disse, tudo é dom de Deus e eu sou grato à Deus e ao povo do Piauí. A eleição acabou e vamos governar para todos e todas. Para quem não votou no Rafael e quem não voltou. Nós temos a responsabilidade de cuidar dos 3 milhões e 300 mil de piauienses e assim o faremos. Politicamente, a gente tem que respeitar a vontade das urnas. Nós vamos governar para todos e todas, sem deixar ninguém para trás”, reiterou.

"Povo nos escolheu para continuar nesse caminho", diz Rafael Fonteles (Foto: Raíssa Morais)

Emoção ao falar do pai 

Rafael Fonteles se emocionou diante da impressa ao comentar sobre a importância do pai, Nazareno Fonteles. “Meu pai, Nazareno, é uma emoção. Meu pai é um grande exemplo. Sorte a minha de ter um pai que cuida de mim como todo pia cuida do filho, é um exemplo para milhares de pessoas. Muito orgulho do meu pai, da história dele. Ele que tentou ser governador em 86 quando eu tinha 1 ano de idade e em 94. Talvez não fosse a hora. Mas agora o filho foi. O filho é governador do Piauí eleito. Muito obrigado".

Transição e secretariado 

Rafael Fonteles explicou ainda que a transição do governo será tratada já nesta segunda (03), com a governadora Regina Sousa. Em seguida, o foco será o secretariado, que segundo ele, será de competência ‘seguindo a cara do governador eleito’.

“A gente vai começar a tratar isso na próxima semana. Como eu disse, primeiro a transição, mas a formação vai seguir a cara do governador eleito. A gente vai procurar realmente ter um secretariado que tenha um perfil nosso; de muita competência técnica, se assim o povo entender”, finaliza. 

"Povo nos escolheu para continuar nesse caminho", diz Rafael Fonteles (Foto: Raíssa Morais)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES