Rafael Fonteles e Wellington Dias discutem futuro da educação do Piauí

Pré-candidato pontuou os objetivos do plano de governo na área de educação.

Encontro discutiu propostas de educação | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os pré-candidatos do PT a governador, Rafael Fonteles, e a senador, Wellington Dias, participaram, nesta terça-feira (19), do evento Conexão Educar, promovido pela deputada federal e pré-candidata à reeleição, Rejane Dias. O Piauí tem avanços significativos na educação e, no encontro, o tema foi debatido com a participação de professores, alunos e profissionais da área.

Rafael citou os principais avanços na valorização dos profissionais da educação. “O governo de Wellington Dias foi um divisor de águas na educação do estado. Em 2002 os professores recebiam menos de um salário mínimo e agora é acima de 4 salários, uma diferença enorme. O Bolsonaro deu 0% de reajuste aos professoes federais e Wellington deu 14% de reajuste aos professores estaduais. O Piauí só tinha 60 cidades com ensino médio e Wellington levou ensino médio, técnico e superior aos 224 municípios do estado. O Piauí é, hoje, o estado com maior percentual de alunos do ensino médio fazendo técnico profissionalizante, além de ter a terceira maior nota no Ideb. Tivemos um avanço gigante nos mais diversos critérios da educação”, apontou.

Encontro discutiu propostas de educação (Divulgação)

Ampliação oferta de cursos da Uespi e UAPI

O pré-candidato ao governo ainda pontuou os objetivos centrais do seu plano de governo na área da educação. “Queremos dobrar o número de escolas em tempo integral, dobrar o número de matrículas da educação profissional e tecnológica, fortalecer o programa de alfabetização na idade certa para reduzir a distorção idade-série, ampliar a oferta de cursos da UESPI e UAPI. Queremos ocupar o primeiro lugar do Nordeste no ranking do Ideb e para isso temos metas claras, objetivas e realistas para a educação”, concluiu Rafael.

Wellington Dias ressaltou o trabalho dos profissionais da educação como fundamental para os grandes resultados que o estado possui hoje.

“Toda a evolução que tivemos é desse trabalho de formiguinha que tivemos de cada um que faz a educação em todos os municípios do Piauí. Ainda temos muitos passos a dar, queremos avançar ainda mais e o time do povo é a esperança por mais evolução e fortalecimento da educação do Piauí”, afirmou.

Avanços

Rejane Dias destacou os avanços na educação do Piauí, que transformaram a realidade do estado, colocando como terceiro melhor em educação do Nordeste.

“Pegamos a secretaria em estado precário, assim como nossas escolas, além de muita dificuldade financeira e conseguimos, em pouco tempo, retomar obras que estavam paradas, criamos o Pré Enem Seduc, que tem mudado a vida de muitas pessoas. Depois veio a Uapi, que levou o Ensino Superior aos 224 municípios. A educação do Piauí nunca mais será mesma, já somos a terceira melhor em educação do Nordeste. Avançamos muito nos últimos anos na educação, mas ainda temos desafios e estamos dispostos a superá-los”, disse a deputada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES