Saiba quais são os protocolos sanitários para os eleitores e mesários

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) elaborou uma série de medidas para ajudar na prevenção contra a Covid-19

Urna | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) elaborou uma série de medidas para ajudar na prevenção contra a Covid-19. O protocolo terá duas frentes, o eleitor e os mesários. A cartilha de prevenção foi elaborada com a ajuda dos médicos David Uip, do hospital Sírio Libanês; Luís Fernando Aranha Camargo, do hospital Albert Einstein; e Marília Santini, da Fundação Fiocruz."

"Horário de votação

Uma das decisões foi estender a duração da votação, que começará uma hora mais cedo, das 7h as 17h. No entanto, entre 7h e 10h haverá preferencia para eleitores com mais de 60 anos."

"Biometria do eleitor

A exclusão da biometria é outra novidade. Segundo o TSE, esse método de segurança não será usado nesta eleição porque aumenta, em média, 70% o tempo de votação e o risco de contaminação pela doença. Além disso, cada eleitor deve levar sua caneta."

"Uso de máscara na hora de votar

Todos devem usar a máscara tampando a boca e o nariz, quem não estiver com a proteção não pode entrar na sessão eleitoral para votar. O documento de identificação vai ser mostrado a distancia para o mesário, caso seja necessário, ele pode pedir que o eleitor se afaste e abaixe a máscara."

"Regras na fila de votação

Nas filas não será permitido comer ou beber para evitar que os eleitores fiquem sem máscara e deve haver uma distancia de um metro e meio entre todos. Por fim, quem estiver com febre ou tenha testado positivo para Covid-19 duas semanas antes da eleição não precisa votar, mas será necessário justificar a ausência."

"Mesários da eleição

Já para os mesários, será disponibilizado álcool em gel, máscaras e face shield gratuitamente. As eleições de 2020 contarão com mais de 2 milhões de mesários e apoiadores - considerando quatro mesários por seção eleitoral. Também terá álcool em gel para os eleitores."

"protocolos sanitários

TSE elaborou uma série de medidas para ajudar na prevenção contra a Covid-19. Confira os protocolos sanitários.| Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Governo de SC

Ouça este conteúdo

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) elaborou uma série de medidas para ajudar na prevenção contra a Covid-19. O protocolo terá duas frentes, o eleitor e os mesários. A cartilha de prevenção foi elaborada com a ajuda dos médicos David Uip, do hospital Sírio Libanês; Luís Fernando Aranha Camargo, do hospital Albert Einstein; e Marília Santini, da Fundação Fiocruz.

Veja Também:

Eleições

Eleições 2020: candidatos e as tendências de voto nas grandes cidades

Horário de votação

Uma das decisões foi estender a duração da votação, que começará uma hora mais cedo, das 7h as 17h. No entanto, entre 7h e 10h haverá preferencia para eleitores com mais de 60 anos.

Biometria do eleitor

A exclusão da biometria é outra novidade. Segundo o TSE, esse método de segurança não será usado nesta eleição porque aumenta, em média, 70% o tempo de votação e o risco de contaminação pela doença. Além disso, cada eleitor deve levar sua caneta.

Veja Também:

As

As mudanças na propaganda das eleições 2020

Uso de máscara na hora de votar

Todos devem usar a máscara tampando a boca e o nariz, quem não estiver com a proteção não pode entrar na sessão eleitoral para votar. O documento de identificação vai ser mostrado a distancia para o mesário, caso seja necessário, ele pode pedir que o eleitor se afaste e abaixe a máscara.

Veja Também:

Vantagens

Vantagens de ser mesário nas eleições

Regras na fila de votação

Nas filas não será permitido comer ou beber para evitar que os eleitores fiquem sem máscara e deve haver uma distancia de um metro e meio entre todos. Por fim, quem estiver com febre ou tenha testado positivo para Covid-19 duas semanas antes da eleição não precisa votar, mas será necessário justificar a ausência.

Mesários da eleição

Já para os mesários, será disponibilizado álcool em gel, máscaras e face shield gratuitamente. As eleições de 2020 contarão com mais de 2 milhões de mesários e apoiadores - considerando quatro mesários por seção eleitoral. Também terá álcool em gel para os eleitores.

Mesário voluntário

Neste ano, o TSE afirmou que o objetivo é aumentar o número de mesários voluntários, o que está acontecendo de acordo com o presidente do TSE, ministro Luis Roberto Barroso. Graças à campanha realizada com o médico Drauzio Varella, os estados do Rio de Janeiro, Paraná, Pernambuco e Tocantins já registraram mais que o dobro de voluntários de 2016. São Paulo também registrou aumento."

"Os materiais necessários para garantir o cumprimento de medidas sanitárias foram doados por 30 empresas e entidades que receberão isenção do ICMS que incidiria sobre essas doações."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES