mais
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Socorro Sampaio mostra apuração das eleições no exterior

A correspondente da Meio Norte deu o resultado em 1ª mão.

A correspondente da TV Meio Norte, Socorro Sampaio, deu em primeira mão, durante a transmissão de cobertura das eleições 2018, o resultado das eleições na Irlanda. Em Dublin, o candidato do PDT a Presidência da República, Ciro Gomes, ganha com 369 votos seguido de Jair Bolsonaro 366, Amoedo com 145, Fernando Haddad com 87, Marina Silva com 47, Geraldo Alckmin 22, Guilherme Boulos 22, Álvaro Dias 7, Meirelles 2, Daciolo 2, João Goulart Filho 2, Vera e Eymael não receberam votos.

No total, houve 19 votos em branco e 32 nulos.  Em porcentagem, Ciro Gomes aparece com Ciro 34,7%, Bolsonaro 34,4% e Amoedo 31,6%.

Em Paris, Ciro Gomes também aparece em primeiro lugar. Segundo a emissora francesa RFI, a apuração da votação em Paris mostrou Ciro Gomes com 31,11%, Haddad com 25,8% e Bolsonaro com 25,1%. Os dados ainda precisam ser validados pelo TSE.

Apuração em Berlim: Ciro 34,8%, Haddad 20,9%, Bolsonaro 20,3% e Amoêdo 14,9% do total de votos apurados. Os números das oito urnas da capital alemã foram disponibilizados pela embaixada e ainda precisam ser validados pelo TSE.

Na contagem apenas dos votos válidos, ou seja, sem nulos e brancos, a apuração é a seguinte: Ciro 36,3%, Haddad 21,8%, Bolsonaro 21,2% e Amoêdo 8,1%. Do total de 5.647 eleitores registrados na capital alemã, 2.323 foram votar.

Apuração na Suíça: O candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, aparece em primeiro lugar nas eleições pelo consulado do Brasil em Genebra com um total de 1.576 votos e 48% no total. Em segundo lugar, ficou Ciro Gomes (PDT) com 541 votos e 46,5%, seguido por Fernando Haddad (PT) com 381 votos e 11,6%, João Amoedo recebe 245 votos, Geraldo Alckmin (PSDB) com 109 votos, Cabo Daciolo com 26 votos e Henrique Meirelles com 14 votos.

Apuração em Frankfurt: Bolsonaro 40,8%, Ciro Gomes 19,1%, Haddad 14,7%, Amoêdo 7,8%, Marina 5,5%, Alckmin 3,6% do total de votos válidos. Os números das dez urnas de Frankfurt foram disponibilizados pelo consulado brasileiro e ainda precisam ser validados pelo TSE.

Apuração em Luxemburgo: o candidato Bolsonaro aparece com 42,99% dos votos válidos nas eleições organizadas pela embaixada brasileira no país europeu, seguido por Ciro (27,10%), Haddad (9,35%) e Marina (3,74%). Os resultados ainda não foram confirmados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até as 15 horas deste domingo, duas horas antes de encerrarem as urnas pelo horário de Brasília, 71 países já haviam fechado a votação para presidente da República. Devido à diferença no fuso horário em relação à capital brasileira, a última localidade a encerrar a votação será Vancouver, no Canadá. Quando for 17 horas na cidade canadense, serão 21 horas em Brasília.


VOTAÇÃO NO EXTERIOR

O envolvimento dos brasileiros com as eleições não se limitou ao território nacional. Mais de 500 mil brasileiros estão aptos a votar fora do país e a votação já foi concluída em diversos países da Ásia e da Oceania, como Nova Zelândia, Austrália, Japão.  Neste ano, foram utilizadas 744 urnas nas seções no exterior. Em 2014, o total de eleitores brasileiros fora do país chegou a 354.184.

O primeiro país onde o pleito terminou foi a Nova Zelândia, seguido por Austrália, Japão, Coreia do Sul, Nepal, Índia, Tailândia, Vietnã, Indonésia, China, Timor Leste, Hong Kong, Taiwan, Singapura, Filipinas, Malásia, Omã e nos Emirados Árabes Unidos.

A faixa etária com o maior volume de eleitores no exterior é a que reúne cidadãos entre 35 e 39 anos de idade.

Segundo dados do Cadastro Eleitoral, a maioria do eleitorado brasileiro no exterior pertence ao gênero feminino, totalizando 292.531 eleitoras que representam 58,4% do total de cidadãos aptos a votar em outros países.

\"\"

Tópicos

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail