SRTE-PI realiza campanha de combate ao trabalho infantil nas eleições 2022

A SRTE-PI já emitiu notificação convocando os diretórios estaduais, neste dia 31 de agosto e dia 1 de setembro, para que recebam a orientação.

SRTE-PI realiza campanha em combate ao trabalho infantil nas eleições 2022 | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Piauí (SRTE-PI) em conjunto com os partidos políticos, coligações e candidatos realiza campanha de orientação em combate ao trabalho infantil durante as eleições deste ano. O objetivo é proibir a contratação da mão de obra de menores em panfletagens e demais ações de campanhas eleitorais, a fim de salvaguardar os mesmos.

Segundo a auditora fiscal do Trabalho, Flávia Lorena, ao Meionorte.com, a SRTE-PI já emitiu notificação convocando os diretórios estaduais, neste dia 31 de agosto e dia 1 de setembro, a comparecerem na superintendência para que recebam a orientação. A ação pontua sobre todas as questões relacionadas ao trabalho de menores de 18 anos.

SRTE-PI realiza campanha em combate ao trabalho infantil nas eleições 2022 (Foto: Divulgação)“Estaremos orientando que existe a lista TIP, que são as piores formas de trabalho infantil. Situações que é proibido de forma absoluta essas atividades serem realizadas por menores. Dentre essas atividades estão as realizadas em ruas, praças, avenidas, logradouros públicos. São situações que podem colocar em risco a saúde, a segurança e a moral de pessoas que não possuem uma formação completa”, explicou.

Em caso de descumprimento das normas do trabalho, os responsáveis, seja candidato, partido ou coligação, podem sofrer punições. Ainda de acordo com Flávia, o menor será imediatamente retirado das atividades de campanhas eleitorais.

“O menor será retirado dessa atividade, o partido político, o candidato ou ambos, a depender do que for averiguado, de quem contratou, serão autuados e o caso inclusive poderá, dependendo da situação, ser encaminhado para o Ministério Público do Trabalho (MPT)”, pontuou.

A campanha é nacional e, no Estado, organizada pela Auditoria Fiscal do Trabalho e vai reunir os diretórios de cada partido separadamente em horários estabelecidos. Os primeiros já definidos para esta quarta-feira (31) são União Brasil e PT.

As denúncias de exploração do trabalho de menores de idade em campanhas políticas podem ser realizadas no plantão fiscal presencial ou através do site: denuncia.sit.trabalho.gov.br.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES