Tarcísio de Freitas, do Republicanos, é eleito governador de São Paulo

O estado de São Paulo, que é governado pelo PSDB há 28 anos, perdeu um representante do partido no primeiro turno.

Tarcísio | Fábio Tito/G1
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ex-ministro da Infraestrutura do governo Bolsonaro, Tarcísio de Freitas (Republicano), natural do Rio de Janeiro, foi eleito neste domingo (30) novo governador de São Paulo. O resultado foi confirmado com 100% das urnas apuradas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Tarcísio venceu seu adversário com 52,27%, contra Fernando Haddad (PT), que obteve 44,73% dos votos. Votos nulos foram e brancos, 10148 (%). 

Foto: Fábio Tito/G1

O estado de São Paulo, que é governado pelo PSDB há 28 anos, perdeu um representante do partido no primeiro turno, com a derrota do governador Rodrigo Garcia, que apoiou Tarcísio no segundo turno.

No início da campanha, em agosto, Haddad liderou a disputa pelo Palácio dos Bandeirantes, mas viu sua distância diminuir a partir de setembro, quando Tarcísio e Garcia, que tentava a reeleição, começaram a se aproximar. As pesquisas apontaram Haddad liderando o primeiro turno em cima de Tarcísio, mas ele acabou em segundo. No primeiro turno, que ocorreu em 2 de outubro, Tarcísio obteve 9.881.995 (42,32%) dos votos e Haddad, 8.337.139 (35,70%).

Haddad se manteve atrás de Tarcísio nas intenções de voto durante todo o segundo turno. Na reta final, entretanto, o Ipec passou a indicar empate técnico entre os dois. Na apuração, Tarcísio ampliou a margem e ficou quase sempre dez pontos percentuais à frente do petista.

Foto: Fábio Tito/G1



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES