Teresina tem longas filas no penúltimo dia para regularizar título

Penúltimo dia para transferir, atualizar ou emitir o título eleitoral tem filas em Teresina

titulo | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O penúltimo dia de alistamento eleitoral começou com grandes filas no Fórum Eleitoral de Teresina, situado no bairro Ilhotas, zona Sul da capital. Na quarta-feira (4) também é prazo final para transferência de domicílio e alterações no cadastro junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI). Além das filas, o trânsito também foi comprometido no trecho da Avenida Marechal Castelo Branco devido a quantidade de veículos no entorno do prédio público. Mais de 250 pessoas já foram atendidas pelo Fórum apenas nesta manhã.

Sara Gomes, 16 anos, chegou no início da manhã acompanhada da mãe para tentar tirar o título eleitoral pela primeira vez. A jovem não conseguiu realizar o processo pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) porque não tem internet em casa. “Não consegui fazer por conta própria e também tive muitas dúvidas. Eu chamei minha mãe pois amanhã já é o último dia e eu não queria deixar para depois, eu sei que é importante para a gente”, contou Sara.

Fórum Eleitoral de Teresina registra longas filas (Foto: Ananda Soares)A auxiliar de enfermagem Eline Morais de Miranda, 38 anos, chegou por volta das 10h no Fórum e pegou o final da longa fila. Ela pretende atualizar os dados do título para conseguir votar nas eleições de 2022. “Estou sem saber como fazer para regularizar o meu título, casei e preciso alterar o nome, endereço e local de votação. Não tenho internet e não consegui ajuda”, explicou.

O operador de caixa Francilio Leão, 44 anos, reclamou da demora para ser atendido e das condições do espaço externo. “Calor, a gente fica ‘colado’ no muro para não ficar no sol. Se tivesse alguém na fila para tirar as nossas dúvidas, seria mais fácil. Eu só vou transferir meu título para outra cidade”, informou.

População aguarda atendimento no Fórum Eleitora de Teresina (Foto: Ananda Soares)A estudante Rebeca Araújo, 20 anos, saiu cedo de casa para tirar o título eleitoral pela primeira vez. Após 3h30 na fila, ela conseguiu ser atendida. Segundo a jovem, não foi possível realizar o serviço pela internet. “O site ficou fora do ar e eu não consegui fazer meu cadastro, também fiquei com medo de fazer algo errado e não conseguir votar”,comentou.

Segundo funcionários do Fórum Eleitoral de Teresina, mais de 250 pessoas já foram atendidas apenas na manhã desta terça-feira (3). Além da grande fila, a população se aglomera em alguns pontos para se proteger do sol.

No espaço interno a aglomeração é menor (Foto: Ananda Soares)De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), houve um aumento expressivo na procura do público pelos serviços do órgão. Apenas nos meses de janeiro, fevereiro e março, foram emitidos mais de 200 títulos eleitorais por dia para adolescentes no Piauí.

Além do Fórum no Ilhotas, Teresina tem mais duas Centrais de Atendimento ao Eleitor: Espaço Cidadania, no Shopping Rio Poty, e Espaço Cidadania, no Shopping Auto Mall. O horário de atendimento nas Centrais é das 7h às 13h, de segunda a sexta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES